Classificação: Esporte
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

CARRINHO DE ROLIMÃ
Pergunta Exploratória

Qual a melhor forma de relembrar brinquedos antigos usando a matemática e a física?

Expedição Investigativa

A brincadeira antiga que mais apresenta matemática e física é o carrinho de rolimã.\n Dessa forma, os alunos deverão escolher um projeto que será desenvolvido posteriormente na pratica.

Objetivos

Este trabalho visa oferecer uma ferramenta que desperte o desejo de participação dos alunos em suas aulas e promova uma maior integração professor-aluno-comunidade. É importante que novas propostas sejam analisadas quanto à sua adequação de implantação no ambiente escolar, para que sejam desenvolvidas por professores interessados e engajados. O objetivo do trabalho é descrever e analisar, através de registros, uma experiência de construção de carrinhos de rolimãs com alunos de 1º à 3º Ano médio

Comunidade de Aprendizagem

Os alunos tem o conhecimento de que o Carinho de rolimã foi um brinquedo muito utilizado no passado, que garantia a diversão das crianças antigamente.

Articulação com o currículo

Os conhecimentos científicos precisam ser pautados nos princípios de Cooperação e Cidadania a partir dos valores como – dialogo, solidariedade, empreendedorismos, justiça e respeito a diversidade. Para o desenvolvimento deste projeto foram usados a geometria plana, geometria espacial, velocidade média e aceleração.


Ficha Técnica
Escola
COEDUC-COOPERATIVA EDUCACIONAL DE COMODORO

Diretor
ELORITA KATIA MALVEZZI DIAS

Turma
1°, 2º E 3º ANO MÉDIO

Número de alunos
25

Educadores
IVALDIR DA SILVA GAVIN JUNIOR

Estado
Mato Grosso

Município
Comodoro

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE COMODORO

Apoiadores
ELORITA KATIA MALVEZZI DIAS

Assessoria Pedagógica
REGINA APARECIDA VERSOZA SIMIÃO
O projeto foi concluído com sucesso. Os alunos foram divididos em equipes para promover a cooperação, a dinâmica de trabalho em grupo e descobriram com o projeto, como é divertido aprender sobre o passado.
IVALDIR DA SILVA GAVIN JUNIOR | Professor(a)