CARRINHO DE ROLIMÃ
Pergunta Exploratória
Qual a melhor forma de relembrar brinquedos antigos usando a matemática e a física?
Expedição Investigativa
A brincadeira antiga que mais apresenta matemática e física é o carrinho de rolimã.\n Dessa forma, os alunos deverão escolher um projeto que será desenvolvido posteriormente na pratica.
Objetivos
Este trabalho visa oferecer uma ferramenta que desperte o desejo de participação dos alunos em suas aulas e promova uma maior integração professor-aluno-comunidade. É importante que novas propostas sejam analisadas quanto à sua adequação de implantação no ambiente escolar, para que sejam desenvolvidas por professores interessados e engajados. O objetivo do trabalho é descrever e analisar, através de registros, uma experiência de construção de carrinhos de rolimãs com alunos de 1º à 3º Ano médio
Comunidade de Aprendizagem
Os alunos tem o conhecimento de que o Carinho de rolimã foi um brinquedo muito utilizado no passado, que garantia a diversão das crianças antigamente.
Articulação com o currículo
Os conhecimentos científicos precisam ser pautados nos princípios de Cooperação e Cidadania a partir dos valores como – dialogo, solidariedade, empreendedorismos, justiça e respeito a diversidade. Para o desenvolvimento deste projeto foram usados a geometria plana, geometria espacial, velocidade média e aceleração.