Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
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Projeto

Direitos educacionais indígenas
Expedição Investigativa

As professoras introduziram o assunto a partir da apresentação do projeto para os alunos, explicando sobre a importância de eles escolherem temas que fossem do interesse deles. Após essa conversa, os alunos sinalizaram o interesse por ampliar os conhecimentos sobre os direitos que perpassam a educação escolar indígena. A expedição investigativa consistiu em uma roda de conversa com o professor Mauro Cipriano (professor de direitos indígenas da turma).

Objetivos

Aprofundar os conhecimentos acerca dos direitos indígenas na educação, a fim de qualificar os conhecimentos necessários para a prática pedagógica em escolas indígenas.

Comunidade de Aprendizagem

Professores e alunos.

Articulação com o currículo

Língua Kaingang, Direitos Indígenas, História da Educação:
AÇÕES: PESQUISAR: O que é um direito? O que é direito para os Kaingang? Histórico da legislação escolar indígena. Importância da mobilização indígena para que esses direitos estivessem nas leis dos fóg. --> Roda de conversa com o professor Mauro Cipriano.

Língua Kaingang, Direitos Indígenas, História da Educação: AÇÕES: PESQUISAR: Quais as legislações atualmente em vigor são importantes para a educação indígena? As escolas indígenas funcionam conforme as
determinações destas leis? --> Pesquisa em materiais diversos sobre as legislações.

Língua Kaingang, Direitos Indígenas, História da Educação: AÇÕES: Elaborar uma história em quadrinhos sobre as leis referentes à legislação educacional indígena.


Ficha Técnica
Escola
Instituto Estadual de Educação Indígena Ângelo Manhká Miguel

Turma
1º do Aproveitamento de Estudos

Número de alunos
6

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Valério do Sul

Cooperativa
SICREDI DAS CULTURAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO VALERIO DO SUL

A realização deste projeto foi muito positiva, visto ter possibilitado aos alunos ricos momentos de reflexão sobre as legislações que regem a educação escolar indígena, bem como, permitiu que os alunos fizessem relações com a realidade percebida nas escolas indígenas das diversas comunidades de onde os alunos são provenientes.