Direitos educacionais indígenas
Expedição Investigativa
As professoras introduziram o assunto a partir da apresentação do projeto para os alunos, explicando sobre a importância de eles escolherem temas que fossem do interesse deles. Após essa conversa, os alunos sinalizaram o interesse por ampliar os conhecimentos sobre os direitos que perpassam a educação escolar indígena. A expedição investigativa consistiu em uma roda de conversa com o professor Mauro Cipriano (professor de direitos indígenas da turma).
Objetivos
Aprofundar os conhecimentos acerca dos direitos indígenas na educação, a fim de qualificar os conhecimentos necessários para a prática pedagógica em escolas indígenas.
Comunidade de Aprendizagem
Professores e alunos.
Articulação com o currículo
Língua Kaingang, Direitos Indígenas, História da Educação:
AÇÕES: PESQUISAR: O que é um direito? O que é direito para os Kaingang? Histórico da legislação escolar indígena. Importância da mobilização indígena para que esses direitos estivessem nas leis dos fóg. --> Roda de conversa com o professor Mauro Cipriano.
Língua Kaingang, Direitos Indígenas, História da Educação: AÇÕES: PESQUISAR: Quais as legislações atualmente em vigor são importantes para a educação indígena? As escolas indígenas funcionam conforme as
determinações destas leis? --> Pesquisa em materiais diversos sobre as legislações.
Língua Kaingang, Direitos Indígenas, História da Educação: AÇÕES: Elaborar uma história em quadrinhos sobre as leis referentes à legislação educacional indígena.