Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
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Projeto

Tá na hora do cocô e cadê o meu cocô? “Meu filho não está pedindo para fazer cocô, mas assim que terminam já avisam e antes isso não acontecia.”
“Agora após o término do projeto fico surpreso, pois meu filho começou a pedir para sentar no vasinho.”
Eliana da Silva Araújo e Franciele Simião de Souza | responsável
Expedição Investigativa

Observando a rotina, detectamos que logo após lanche, as crianças voltavam para a sala, assim iam para o banho. Era comum após estarem arrumadas para irem embora, as mesmas faziam cocô. Analisando esta situação, percebeu-se que cocô das crianças, algo tão significativo para a criança desta faixa etária, não era valorizado, era apenas descartado. Então, surgiu este projeto, com o intuito de estimular uma rotina, de forma prazerosa, tornando este momento importante para a criança.

Objetivos

Tornar o ato de evacuar/fazer cocô, um momento significativo, com a valorização da produção feita pela criança, aliando esta, com o processo de higienização (banho). Sendo estes, fatores relevantes para um futuro desfralde das crianças.

Comunidade de Aprendizagem

Professora;
Monitoras;
Pais.
Banho coletivo, diálogo com os pais sobre o comportamento das crianças em relação ao tema abordado.

Articulação com o currículo

Conforme orientações estabelecidas no RCNEI o cuidar na Educação de infantil em especial com crianças de 0 a 3 anos “significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades... que envolvem a dimensão afetiva e dos cuidados com os aspectos biológicos do corpo”, propiciando “oportunidades de acesso a conhecimentos variados (BRASIL, 1998, p.24)”. Nesta perspectiva, com o desenvolvimento deste projeto, buscamos evidenciar o momento da produção e eliminação do cocô, como algo positivo. Desenvolvendo na criança, a segurança, a auto-estima e confiança. Aspectos que são destacados e valorizados na educação infantil. Diante destes apontamentos, acreditamos que o dialogo na relação aluno/professor e professoras com os pais, foram essenciais para quebrar o conceito de enxergar o cocô, apenas como algo sujo.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A decisão pelo tema ocorreu por parte da professora, observando a rotina dos alunos.

Ficha Técnica
Escola
Centro de Educação Infantil Flor de Romã.

Diretor
Agda Rodrigues Rios Silvério.

Turma
Berçário C

Número de alunos
11

Educadores
Marli Felício Santana Silva , Maria de Fátima Oliveira Henrique e Valeria Aparecida Firmino.

Estado
Mato Grosso

Município
Araputanga

Cooperativa
SICREDI NOROESTE MT E ACRE

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARAPUTANGA

Apoiadores
Professora, monitoras e pais.

Assessoria Pedagógica
Maria Auxiliadora de Oliveira
“Como professora posso afirmar como foi gratificante desenvolver este projeto com meus alunos, uma vez que, no início do projeto não foi fácil para eles a introdução da rotina do horário do cocô, mas a cada aula trabalhada percebi o quanto já estavam envolvidos e já sabiam do horário do cocô.”
Marli Felício Santana Silva | Professor(a)