Tá na hora do cocô e cadê o meu cocô?
“ “Meu filho não está pedindo para fazer cocô, mas assim que terminam já avisam e antes isso não acontecia.”
“Agora após o término do projeto fico surpreso, pois meu filho começou a pedir para sentar no vasinho.”
Eliana da Silva Araújo e Franciele Simião de Souza | responsável
Expedição Investigativa
Observando a rotina, detectamos que logo após lanche, as crianças voltavam para a sala, assim iam para o banho. Era comum após estarem arrumadas para irem embora, as mesmas faziam cocô. Analisando esta situação, percebeu-se que cocô das crianças, algo tão significativo para a criança desta faixa etária, não era valorizado, era apenas descartado. Então, surgiu este projeto, com o intuito de estimular uma rotina, de forma prazerosa, tornando este momento importante para a criança.
Objetivos
Tornar o ato de evacuar/fazer cocô, um momento significativo, com a valorização da produção feita pela criança, aliando esta, com o processo de higienização (banho). Sendo estes, fatores relevantes para um futuro desfralde das crianças.
Comunidade de Aprendizagem
Professora;
Monitoras;
Pais.
Banho coletivo, diálogo com os pais sobre o comportamento das crianças em relação ao tema abordado.
Articulação com o currículo
Conforme orientações estabelecidas no RCNEI o cuidar na Educação de infantil em especial com crianças de 0 a 3 anos “significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades... que envolvem a dimensão afetiva e dos cuidados com os aspectos biológicos do corpo”, propiciando “oportunidades de acesso a conhecimentos variados (BRASIL, 1998, p.24)”. Nesta perspectiva, com o desenvolvimento deste projeto, buscamos evidenciar o momento da produção e eliminação do cocô, como algo positivo. Desenvolvendo na criança, a segurança, a auto-estima e confiança. Aspectos que são destacados e valorizados na educação infantil. Diante destes apontamentos, acreditamos que o dialogo na relação aluno/professor e professoras com os pais, foram essenciais para quebrar o conceito de enxergar o cocô, apenas como algo sujo.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A decisão pelo tema ocorreu por parte da professora, observando a rotina dos alunos.