ERA LAGARTA,VIROU BORBOLETA
Expedição Investigativa
Ocorreu depois de encontrarem um casulo no jardim da escola.
Depois dessa descoberta surgiu uma questão:
•Toda lagarta vira borboleta?
Diante dessa pergunta os alunos apresentaram opiniões diversas, sendo que alguns acreditavam que a lagarta não poderia se transformar em borboleta, já que esta é colorida e bonita. Já outros alunos, acreditavam que a lagarta poderia se transformar em borboleta.
Objetivos
Proporcionar aos alunos, o conhecimento sobre a metamorfose da borboleta, as etapas da transformação, algumas características, seu ambiente e sua alimentação, bem como, entender a importância da mesma para a natureza.
Comunidade de Aprendizagem
No projeto estiveram envolvidos os alunos, professora e auxiliar, coordenação pedagógica, o profissional de serviços gerais da escola, que contribuiu com a manutenção do borboletário, os pais dos alunos que auxiliaram na procura de lagartas, casulos, borboletas e na confecção de materiais.
Articulação com o currículo
Ciências Reconhecer a importância das borboletas para o meio ambiente.
Perceber o ciclo de vida.
Investigar a vida das borboletas.
Português Despertar a curiosidade através de histórias, poesias e música.
Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender diferentes conteúdos.
Artes Estimular a sensibilidade e a criatividade realizando trabalhos manuais;
Matemática Criar condições para a criança compreender o mundo que vive e perceber a utilidade da matemática em seu cotidiano;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Nos diferentes momentos do projeto os alunos puderam vivenciar a assembleia de grupo, opinando e acatando a opinião da maioria para definir as etapas do projeto, bem como sua sequenciação. Duvidas foram variadas, e neste espaço as ideias e ações foram surgindo para responder as perguntas.