Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

ERA LAGARTA,VIROU BORBOLETA
Expedição Investigativa

Ocorreu depois de encontrarem um casulo no jardim da escola.
Depois dessa descoberta surgiu uma questão:
•Toda lagarta vira borboleta?
Diante dessa pergunta os alunos apresentaram opiniões diversas, sendo que alguns acreditavam que a lagarta não poderia se transformar em borboleta, já que esta é colorida e bonita. Já outros alunos, acreditavam que a lagarta poderia se transformar em borboleta.

Objetivos

Proporcionar aos alunos, o conhecimento sobre a metamorfose da borboleta, as etapas da transformação, algumas características, seu ambiente e sua alimentação, bem como, entender a importância da mesma para a natureza.

Comunidade de Aprendizagem

No projeto estiveram envolvidos os alunos, professora e auxiliar, coordenação pedagógica, o profissional de serviços gerais da escola, que contribuiu com a manutenção do borboletário, os pais dos alunos que auxiliaram na procura de lagartas, casulos, borboletas e na confecção de materiais.

Articulação com o currículo

Ciências Reconhecer a importância das borboletas para o meio ambiente.
Perceber o ciclo de vida.
Investigar a vida das borboletas.

Português Despertar a curiosidade através de histórias, poesias e música.
Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender diferentes conteúdos.
Artes Estimular a sensibilidade e a criatividade realizando trabalhos manuais;

Matemática Criar condições para a criança compreender o mundo que vive e perceber a utilidade da matemática em seu cotidiano;

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Nos diferentes momentos do projeto os alunos puderam vivenciar a assembleia de grupo, opinando e acatando a opinião da maioria para definir as etapas do projeto, bem como sua sequenciação. Duvidas foram variadas, e neste espaço as ideias e ações foram surgindo para responder as perguntas.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO INTEGRADO EDUCAR

Diretor
ANAIDE CECCON GRIEBLER

Turma
1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Número de alunos
22

Educadores
CARLA MARINE ERNZEN

Estado
Mato Grosso

Município
Lucas do Rio Verde

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO LUCAS DO RIO VERDE

Assessoria Pedagógica
ISABEL CRISTINA DE DINIZ RESENDE QUADROS
O Projeto aguçou a curiosidade das crianças em relação ao desenvolvimento dos animais, inspirou cuidados e oportunizou aprendizagens em todas as áreas.
Ouvir os alunos, constroi sentido e significado ao curriculo. As aulas tornam se atrativas e a aprendizagem perdura para a vida toda.
Carla Marine Ernzen | Professor(a)