REGIONALIZAÇÃO DO FOLCLORE BRASILEIRO
Expedição Investigativa
A pergunta foi apresentada aos alunos em sala de aula pelas professoras. Após, os mesmo se encarregaram de pesquisar respostas entre suas famílias e com os colegas de classe, com o fim de obter informação sobre o quanto a comunidade tem conhecimento sobre o folclore brasileiro. As respostas obtidas foram analisadas e discutidas em sala de aula.
Objetivos
O objetivo do projeto é ampliar o conhecimento dos alunos a respeito do folclore brasileiro, e como este muda de uma região para a outra, destacando as diferenças entre as cinco regiões brasileiras. Trazer maior aprendizado sobre a música, dança, lendas, comidas típicas, artesanato, vestuário, provérbios, poesias, festas e mitos.
Comunidade de Aprendizagem
Os envolvidos desse projeto são alunos do 7º ano, seus familiares, professores e comunidade.
Articulação com o currículo
Pesquisa: foram realizadas pesquisas na internet, de fotos, vídeos e textos.
Confecções: mapas das regiões, cartazes, livretos e desenhos.
Dramatização: encenação das lendas, mitos e histórias do folclore.
Interação com a classe: confraternização e exposição de pratos típicos das regiões do Brasil, apresentação de poesias, cantigas, e literatura de cordel.
Textualização: produção de textos a respeitos do folclore em modo geral e produção de poesias.
Apresentações: representações das danças de cada região para os colegas da classe.