Classificação: Folclore
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

REGIONALIZAÇÃO DO FOLCLORE BRASILEIRO
Expedição Investigativa

A pergunta foi apresentada aos alunos em sala de aula pelas professoras. Após, os mesmo se encarregaram de pesquisar respostas entre suas famílias e com os colegas de classe, com o fim de obter informação sobre o quanto a comunidade tem conhecimento sobre o folclore brasileiro. As respostas obtidas foram analisadas e discutidas em sala de aula.

Objetivos

O objetivo do projeto é ampliar o conhecimento dos alunos a respeito do folclore brasileiro, e como este muda de uma região para a outra, destacando as diferenças entre as cinco regiões brasileiras. Trazer maior aprendizado sobre a música, dança, lendas, comidas típicas, artesanato, vestuário, provérbios, poesias, festas e mitos.

Comunidade de Aprendizagem

Os envolvidos desse projeto são alunos do 7º ano, seus familiares, professores e comunidade.

Articulação com o currículo

Pesquisa: foram realizadas pesquisas na internet, de fotos, vídeos e textos.
Confecções: mapas das regiões, cartazes, livretos e desenhos.
Dramatização: encenação das lendas, mitos e histórias do folclore.
Interação com a classe: confraternização e exposição de pratos típicos das regiões do Brasil, apresentação de poesias, cantigas, e literatura de cordel.
Textualização: produção de textos a respeitos do folclore em modo geral e produção de poesias.
Apresentações: representações das danças de cada região para os colegas da classe.


Ficha Técnica
Escola
E.E.E.B. FREI CASIMIRO ZAFFONATO

Diretor
RITA MÁRCIA DA FONSECA CECATTO

Turma
7º ano

Número de alunos
32

Educadores
JANETE SARTOR, JUSSARA FOREST E VERA SCHIAVÃO

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ipê

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE IPE

Assessoria Pedagógica
Diane Silva Zardo, IDEAU Getúlio Vargas RS
O projeto nos remeteu a muitos benefícios quanto à aprendizagem, conseguimos através do mesmo incentivar os alunos a pesquisar e aprender sobre as regiões do Brasil. O que motiva muito nos professores, pois vemos através do projeto um crescimento no conhecimento mais amplo dos assuntos estudados, fazendo com que nós, no papel de professor e educador ficássemos orgulhosos de tais trabalhos.
JANETE SARTOR, JUSSARA FOREST E VERA SCHIAVÃO | Professor(a)