Viajando no mundo da leitura
“ Eu gosto de ler e aprender na escola atividades novas. É legal as leituras que a professora nos dá.
Ingrid | aluno(a)
“ Meu filho demonstra interesse pela leitura, pelo projeto, mas ainda não consegue ler sozinho, no momento em que ele começar a aprender a ler, além de aumentar o conhecimento, irá ajudá-lo na escrita.
Sempre incentivo minha filha na leitura, ela já consegue ler e demonstra interesse em aprender cada vez mais. Gosta de contos, é participativa.
Grupo de mães | responsável
Expedição Investigativa
Pergunta Exploratória: Como a leitura interfere em nosso dia a dia?
A expedição foi realizada no pátio da escola, a professora organizou um espaço aconchegante e passou a contar uma história (fábula). Baseados nessa fábula, foram realizadas atividades na quadra da escola (desenhos, escrita...), o que ouviram da história. Cada um identificou um espaço para si e desenhou naquele momento.
Objetivos
Estimular a leitura entre as crianças através da contação de histórias, onde a partir das histórias contadas pela professora, os alunos desenvolverão a imaginação, criatividade, interpretação de imagens e textos, oralidade, escrita e principalmente o gosto pela leitura.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professoras, pais, comunidade local, coordenadora e comunidade em geral.
Articulação com o currículo
Leitura e escrita;
Produção textual;
Dobradura;
Dramatizações;
Pintura nos desenhos;
Trabalho com colagem.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornar para sala de aula, a professora organizou juntamente com as crianças um ambiente para conversar sobre a atividade realizada. Quando questionados, os alunos iam participando da conversa, comentavam sobre a diferente forma de realizar a atividade, alguns falavam que pareciam que estavam brincando, e ao mesmo tempo estudando. Gostaram do jeito de registrar a atividade, pois os que já sabiam escrever podiam registrar com palavras e letras, e também através de desenhos.