Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Descarte consciente
Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu aos arredores da escola, em locais que normalmente são utilizados para passeios com os alunos, mas que desta vez deveriam ser observados sob a luz da seguinte pergunta:" Quais mudanças observadas na vegetação natural têm relação com as mudanças climáticas?".

Objetivos

O objetivo desse trabalho foi despertar no aluno o interesse na observação da paisagem que o cerca e também nas mudanças que ocorrem devagar, mas que ao longo do tempo modificam bastante a paisagem, e refletir se as mudanças de fato têm relação somente com fatores naturais, ou se o homem também não têm responsabilidade nesse processo.

Comunidade de Aprendizagem

Durante o projeto foram entrevistados os pais dos alunos afim de que respondessem de que maneira descartam o lixo que produzem, e ainda quais as formas encontradas por eles para reduzirem a quantidade de material descartável produzida.

Articulação com o currículo

Geografia: caracterização do espaço e da paisagem;o perigo do lixo para a agropecuária.
Ciências: pesquisa sobre as bactérias que causam o mal cheiro do lixo; seminário sobre a reciclagem dos materiais e o tempo de decomposição de cada um.
Português: produção textual/Filme Wall'e.
Artes: produção de lixeiras para a coleta seletiva; produção de plaquinhas de conscientização.
Matemática: atividades envolvendo frações.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal José Rodrigues de Queiroz

Turma
6º e 7º anos

Número de alunos
19

Educadores
Liria Bruna dos Santos Ferreira, Maria José Bulhões Macêdo Canêdo e Shirlei de Oliveira Porto

Estado
Goiás

Município
Cristalina

Cooperativa
SICREDI PLANALTO CENTRAL

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CRISTALINA

O projeto trouxe aos alunos uma visão diferenciada sobre um assunto que, apesar de ser tão discutido,passa despercebido no nosso cotidiano, já que a questão do lixo muitas vezes só é observada quando se trata da produção ou do descarte indevido em grandes quantidades ou em locais públicos. Através do projeto os alunos voltaram o olhar para o lixo cotidiano, que produzimos em nossa casa, na escola, muitas vezes sem nos darmos conta disso.
Líria Bruna dos Santos Ferreira | Professor(a)