Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Brinquedos e brincadeiras
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada na padaria do senhor Francisco Machado Oliveira, no mercado do senhor Daniel Júnior da Silveira e no sacolão vitória do senhor wisnei Antônio de Jesus,ambos situados no bairro Cristal, através de uma expedição com seus alunos a professora Nívia Fernandes Barbosa, a coordenadora Pedagógica Benedita Ferreira dos Santos,o Monitor Johnathas.

Objetivos

Desenvolver um trabalho interdisciplinar de maneira prazerosa partindo da construção de brinquedos e brincadeiras, permitindo que através destes estudos os alunos se apropriem do conhecimento geral sobre aquilo que lhes cercam; a fim de favorecer o desenvolvimento afetivo das crianças bem como a expressão oral e corporal, o equilíbrio, a auto-estima e o auto conhecimento ao gosto pela leitura, música e interação.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores e grupo gestor

Articulação com o currículo

História
De onde vêm os brinquedos?
Como são feitos os brinquedos?
De que os brinquedos podem ser feitos?
Qual foi o primeiro brinquedo?
Quem inventou o brinquedo e as brincadeiras?
Como era os brinquedos de antigamente?
Como as crianças brincavam?

Língua Portuguesa:
Diálogo, texto instrucional, formação de palavras, músicas, filmes, alfabeto

Matemática:
Comparação de números, noções de tabelas, listas, figuras geométricas, dinheiro: mais caro, mais barato, gráficos

História:
Tempo histórico/história, bairro, brinquedos e brincadeiras, meios de comunicação, profissões.

Geografia:
Convívio social, relações familiares, representação, formas, comparação, localização, paisagem, preservação e ambiência, educação ambiental.

Ciências:
Hábitos alimentares


Artes:
Pintura, desenho, expressões fisionômicas, colagem, dobradura e recorte, dramatização, composição musical

Ensino Religioso:
Orientações para o relacionamento com o outro

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Durante a roda de conversa (processo assemblear) os alunos trouxeram tudo o que mais chamou a atenção deles:
• Doces,
• Salgados,
• Refrigerante,
• Brinquedos,
• Frutas,
• Verduras,
• Legumes
• Ovos de codorna.
Ainda durante esta roda de conversa a professora foi listando no quadro tudo o que os alunos falavam e depois fez uma votação, quando os alunos manifestaram a vontade de saber mais sobre os brinquedos.
Definição do tema do Projeto: Brinquedos e brincadeiras

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Aleixo Torres Camargo

Turma
1º Ano

Número de alunos
29

Estado
Goiás

Município
Cristalina

Cooperativa
SICREDI PLANALTO CENTRAL

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO CRISTALINA

Este projeto está sendo desenvolvido na escola para que os alunos tenham um melhor aprendizado e isso está acontecendo de maneira lúdica e prazerosa. É muito gratificante trabalhar esse projeto com meus alunos, observei que teve um ótimo rendimento e aprendizado.
Nívia Fernandes Barbosa | Professor(a)