Brinquedos e brincadeiras
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada na padaria do senhor Francisco Machado Oliveira, no mercado do senhor Daniel Júnior da Silveira e no sacolão vitória do senhor wisnei Antônio de Jesus,ambos situados no bairro Cristal, através de uma expedição com seus alunos a professora Nívia Fernandes Barbosa, a coordenadora Pedagógica Benedita Ferreira dos Santos,o Monitor Johnathas.
Objetivos
Desenvolver um trabalho interdisciplinar de maneira prazerosa partindo da construção de brinquedos e brincadeiras, permitindo que através destes estudos os alunos se apropriem do conhecimento geral sobre aquilo que lhes cercam; a fim de favorecer o desenvolvimento afetivo das crianças bem como a expressão oral e corporal, o equilíbrio, a auto-estima e o auto conhecimento ao gosto pela leitura, música e interação.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores e grupo gestor
Articulação com o currículo
História
De onde vêm os brinquedos?
Como são feitos os brinquedos?
De que os brinquedos podem ser feitos?
Qual foi o primeiro brinquedo?
Quem inventou o brinquedo e as brincadeiras?
Como era os brinquedos de antigamente?
Como as crianças brincavam?
Língua Portuguesa:
Diálogo, texto instrucional, formação de palavras, músicas, filmes, alfabeto
Matemática:
Comparação de números, noções de tabelas, listas, figuras geométricas, dinheiro: mais caro, mais barato, gráficos
História:
Tempo histórico/história, bairro, brinquedos e brincadeiras, meios de comunicação, profissões.
Geografia:
Convívio social, relações familiares, representação, formas, comparação, localização, paisagem, preservação e ambiência, educação ambiental.
Ciências:
Hábitos alimentares
Artes:
Pintura, desenho, expressões fisionômicas, colagem, dobradura e recorte, dramatização, composição musical
Ensino Religioso:
Orientações para o relacionamento com o outro
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Durante a roda de conversa (processo assemblear) os alunos trouxeram tudo o que mais chamou a atenção deles:
• Doces,
• Salgados,
• Refrigerante,
• Brinquedos,
• Frutas,
• Verduras,
• Legumes
• Ovos de codorna.
Ainda durante esta roda de conversa a professora foi listando no quadro tudo o que os alunos falavam e depois fez uma votação, quando os alunos manifestaram a vontade de saber mais sobre os brinquedos.
Definição do tema do Projeto: Brinquedos e brincadeiras