A formação do aluno leitor - Jornal O Nono
“ Eu gostei do projeto, pois com ele, conseguimos evidenciar a importância do texto jornalístico, já que há um maior enfoque e uma maior atenção ao texto literário. Foi muito proveitoso uma vez que enriqueceu nosso conhecimento e sabedoria.
Gustavo Alzeno Brune | aluno(a)
Pergunta Exploratória
O que as pessoas fazem neste lugar?
Expedição Investigativa
Nossa expedição foi no jornal da Integração na cidade de Tapera, contamos com um percurso investigativo para descobrir o que as pessoas faziam naquele lugar. No retorno realizamos uma roda de conversa que deu origem ao tema “Formação do Aluno-Leitor”.
Objetivos
Contribuir para a formação do aluno-leitor a partir das curiosidades identificadas pelos adolescentes durante a expedição investigativa.
Comunidade de Aprendizagem
Profissionais do Jornal Integração de Tapera;
Alunos e professoras;
Profissionais da Jornadinha.
Articulação com o currículo
1. Painel de registro da expedição: Cada grupo irá sistematizou de forma diferente as percepções e aprendizados durante a expedição;
2. Roda de conversa com um profissional da área jornalística: proporcionamos aos adolescentes uma roda de conhecimentos com os profissionais jornalistas do jornal Integração;
3. Pesquisa sobre o surgimento do jornalismo: pesquisamos sobre o surgimento do jornalismo no Brasil e no mundo;
4. Visita à Jornadinha da literatura: consolidamos e pesquisamos sobre as nossas curiosidades na Jornadinha da Literatura em Passo Fundo;
5. Jornal da turminha: as descobertas serão sistematizadas no jornalzinho confeccionado pela turma.