Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Resgatando Brincadeiras “Eu gostei de fazer o projeto por que é muito legal, tem brincadeiras.” “Porque aprende.” “Eu gostei de fazer todas as atividades do Projeto.” “Ele ensina a gente a fazer as coisas.” “Eu gostei porque agora eu posso ensinar a minha irmã.” “A gente aprende a brincar sem brigar.” “ Aprendemos ser amigos e brincar.”
Depoimento da turma | aluno(a)
Expedição Investigativa

A roda de conversa aconteceu na praça e concluiu na sala de aula. Os alunos relataram atividades sem brinquedos, dizendo: pega-pega, passa anel, roda cutia, esconde esconde, gata cega, pular num pé só, com os dois, escolinha de ed. Física, amarelinha, mestre mandou, passa passará, pega ladrão, construção com pedrinhas, mímica, arremesso de pedras, cada macaco no seu galho, cola-descola. Após a votação, ficou escolhida a brincadeira: PEGA-PEGA.

Objetivos

Estimular a autonomia e liderança através de brincadeiras organizadas por eles mesmos, para que os alunos percebam que o recreio pode ser melhor aproveitado.

Comunidade de Aprendizagem

Famílias, crianças e os professores.

Articulação com o currículo

Arte: Confecção de maquetes, desenhos;
Português: Exploramos letras e formações a partir do nome das brincadeiras, pequenas frases, entrevista com os familiares e contar em sala de aula (oralidade), roda de conversa, vídeo “Pega-pega”, confecção de um livro com regras de cada tipo de pega-pega;
Matemática: Registro das brincadeiras em tabelas, histórias matemáticas.
Ensino Religioso: Exploramos os sentimentos, o espírito de equipe
Estudos Sociais: Exploração da noção de espaço
Ed. Física: Brincadeiras (coordenação motora, limites...); brincadeiras resgatadas através da entrevista com os pais (Sapata, Cada macaco no seu galho).


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Médio Adão Seger

Turma
1 A e B

Número de alunos
32

Educadores
Eliane Machiavelli e Jussara Jacinta Maldaner Santos

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Selbach

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SELBACH

O projeto veio contribuir com a aprendizagem das crianças, especialmente no sentido do saber perder e ganhar, integrando-as entre si, com os pais e professores. A escolha do tema pelos alunos gerou polêmica, pois as crianças do 1º ano estão na fase do egocentrismo. A ajuda das coordenadoras colaborou para o êxito do projeto.