Entendendo o mundo animal: Cachorros
“ Percebemos que em nossa cidade há muitos animais abandonados. Com o projeto aprendemos que os animais têm sentimentos e necessidades. Precisamos dar-lhes atenção e carinho.
Depoimento da turma | aluno(a)
Expedição Investigativa
Realizamos nosso percurso investigativo nas ruas da cidade com a pergunta Onde encontramos número neste percurso?
A expedição foi muito intensa, com várias descobertas ao longo do nosso percurso, inclusive o grande número de cães abandonados na cidade.
Objetivos
Estimular a autonomia e liderança através de atividades que desenvolvam o protagonismo dos adolescentes.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos e professores;
Veterinário;
Responsável pela ONG de animais;
Vigilância Sanitária.
Articulação com o currículo
1. Visita à ONG MiauJuda: para conhecer como funciona uma ONG que cuida de animais de rua;
2. Roda de Conversa com o veterinário: para conhecermos mais sobre os cuidados com esse bichinho;
3. Entrevista na rádio: conscientização para o cuidado com os animais, como cuidar dos cachorros, não deixá-los na rua;
4. Pesquisas e trocas de descobertas: ao longo do projeto realizamos pesquisas e trocamos ideias e descobertas;
5. Roda de conversa com a vigilância sanitária: para falar sobre o assunto dos cães abandonados e os cuidados que devemos ter.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após o retorno da expedição, realizamos uma roda de conversa e colocamos tudo que havia despertado a nossa curiosidade. E definimos estudar sobre os cachorros.