Dó, ré, mi, fá... Vamos dançar?
“ Houve um aprendizado em relação ao conhecimento do corpo do aluno, fazendo associações com a música e partes do corpo. Tendo clareza e identificando-as. Uma dinâmica bem-sucedida pela professora, criativa e espontânea. Sem contar que tudo isso ajuda no desenvolvimento motor de cada um, proporcionando sensações e sentimentos diferentes e noções de espaço e de harmonia e coleguismo entre colegas.
Rodrigo | responsável
Expedição Investigativa
Os alunos do Berçário III foram levados até a APAE desta cidade, na qual ficaram à vontade numa sala espelhada, com um som musical. Lá exploraram o ambiente caminhando, se observando em frente ao espelho, fazendo caretas, beijaram, dançaram, deram tchau. Quando notaram que a música acabou, batiam no espelho, falavam e faziam sons orais.
Objetivos
Proporcionar o desenvolvimento integral da criança, respeitando seu processo de adaptação ao novo ambiente, desenvolvendo seu autoconhecimento e autoestima.
Comunidade de Aprendizagem
Famílias
Articulação com o currículo
Identidade e autonomia; Linguagem da natureza; Linguagem oral; Linguagem Matemática; Linguagem do movimento; Linguagem artística; Linguagem do movimento; Linguagem oral e escrita; Relaxamento; Os cinco sentidos; Oralidade; Enumerar a sequência numérica, respiração; Sons, ritmos, ruídos, duração (curtos e longos), percepção auditiva, intensidade (fraco e forte); Higiene, saúde, partes do corpo; Oralidade, percepção auditiva e visual; Autoconfiança, relaxamento, memória musical; Oralidade, imitação, memorização, partes do corpo; Expressar-se e comunicar-se através do jogo de quebra-cabeça e do fazer artístico; Semanalmente deitar com os alunos no tatame ouvindo uma música relaxante, enquanto as crianças recebem uma massagem relaxante. Desafiar as famílias para também praticar a massagem e fazer o registro (desenho, relato, fotos, vídeo); Mural sensorial – disponibilizado na parede, ao alcance das crianças; Treinar e desenvolver a oralidade dos alunos.