Fábrica do que queremos saber
Expedição Investigativa
Chegando ao museu os alunos logo quiseram tocar os objetos, observar tudo ao mesmo tempo, tendo um pouco de dificuldade de concentração já que são muito inquietos. No entanto muitos objetos foram alvo de inquietações: as máquinas de escrever, as tevês antigas, um capturador de mosquitos, um gancho em que foi usado para retirar uma pessoa que se afogou no rio, as moedas, as medalhas, os troféus
Objetivos
A busca pelo saber deve ser uma constante dentro e fora da sala de aula, para impulsionar o indivíduo a reconhecer a si e o espaço onde vive. Motivados pela curiosidade em querer saber de onde vem alguns objetos, gerou a pergunta: De onde vem as coisas? Com o propósito de descobrir e desvendar como é feito e de onde vem os materiais, os utensílios, as tecnologias, instigou a turma a pesquisar e estudar sobre o surgimento dos citados e de como são feitos.
Comunidade de Aprendizagem
Crianças, professores, pais, responsáveis e comunidade escolar.
Articulação com o currículo
Resgate histórico da humanidade;
Produção escrita;
Pesquisa;
Busca e coleta de informações;
Análise, síntese e reflexão do que foi pesquisado;
Medidas de espaço de tempo;
Gráficos e tabelas;
Histórias matemáticas.
Oralidade, expressividade e criatividade;
Leitura e escrita;
Consciência ecologica;
Ampliar leitura de mundo;
Seres biótico e abióticos.
Consciência ecológica;
Recursos naturais;
Medidas de massa e de capacidade;
Sistema monetário;
Formas geométricas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O interesse era saber de onde vêm as coisas, o museu foi um lugar bem propicio para se perceber questões de evolução dos objetos, da utilidade dos mesmos ao longo na história. Muitos objetos chamaram a atenção dos alunos os quais foram citados por muitos, as moedas, troféus, máquinas de escrever, gancho, que tinha toda uma história envolvida.
Sendo assim, chegaram à conclusão de que precisam estudar mais sobre o surgimento das coisas.