Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

MUNDO DA IMAGINAÇÃO O teatro é uma maneira divertida de passar conhecimento, minha filha comentou sobre a expedição à Casa da Cultura e ao Teatro Municipal, ela ficou encantada com as apresentações vista lá, em especial com a boneca OBAX. Eu gostei muito deste projeto porque com atividades extraclasses percebo que as crianças aprendem mais e de forma prazerosa.
Grasiele Aparecida Augusto | responsável
Expedição Investigativa

A expedição foi realizada na Casa da Cultura e Teatro Municipal de Penápolis. Participaram nesta data as duas turmas do período da manhã. Tivemos a oportunidade de conhecer, entender e presenciar o ensaio de uma companhia de teatro amadora. Além de esclarecer algumas curiosidades sobre o tema, tivemos a oportunidade de vivenciar técnicas de aquecimento vocal, expressão corporal, estudo teórico e equipe de apoio.

Objetivos

Unir expressão corporal, comunicação e incentivo à leitura, buscando desenvolver nas crianças alguns conhecimentos técnicos sobre teatro, autonomia, autoconfiança, cooperativismo e ludicidade.

Comunidade de Aprendizagem

Durante a expedição presenciamos o ensaio da peça OBAX feita com a manipulação de bonecos e combinamos fazer um intercâmbio de apresentações onde o professor de Teatro Colevatti e o professor Antonio Carlos irão à Unidade apresentar peças de teatro por eles ensaiadas e nós prepararemos uma peça para ser colocada em cartaz também em local a definir. Durante a preparação da peça o professor Antonio Carlos dará todo suporte técnico e teórico sobre teatro.

Articulação com o currículo

Este projeto visa trabalhar com peças de teatro associadas ao empréstimo de livros relacionados ao tema buscando um incentivo maior a leitura de maneira lúdica. Algumas áreas de conhecimento são envolvidas neste processo tais como: ARTE nesta trabalhamos com expressão corporal, ilustração dos temas, ritmo e a dramatização propriamente dita. LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: incentivo à leitura e escrita, entonação de voz, sequência lógica dos fatos ocorridos nos relatos da roda e memorização das falas. Registro do livro lido, palavras chaves e listas dos personagens.


Ficha Técnica
Escola
EMEI CIDADE JARDIM

Turma
ETAPA I E II - A

Número de alunos
45

Educadores
TÂNIA APARECIDA BENANTE LOPES E KELLY VARGAS DA SILVA BARBOSA

Estado
São Paulo

Município
Penápolis

Cooperativa
SICREDI ALTA NOROESTE SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PENAPOLIS SP

Apoiadores
ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA (ESCOLA HARUME KUBOTA), COLEVATTI (GRUPO DE TEATRO MUNICIPAL)

Neste projeto percebo que a turma está interagindo melhor, demostrando interesse pelo tema. A criticidade, socialização e participação nas aulas são visíveis. O interesse pelas histórias trabalhadas, dramatizadas e lidas foi importante para o desenvolvimento de outras áreas do conhecimento além da Arte.