A sementinha que virou plantinha
Expedição Investigativa
Durante a explanação do material didático no 3º bimestre, o qual falava sobre as espécies de plantas da Mata Atlântica, surgiu à curiosidade por parte dos alunos em saber... como uma sementinha se transforma em uma plantinha? A partir de então fomos em busca de obter respostas à essa indagação dos alunos.A expedição investigativa primeiramente ocorreu na sala de vídeo. Foi realizada com os alunos uma aula expositiva sobre o processo de germinação de uma semente.
Objetivos
Oportunizar aos alunos que conheçam e acompanhem o processo de germinação de uma semente até que a mesma se torne uma planta.
Por meio deste projeto, pretende-se que os alunos sejam estimulados a terem responsabilidade e cuidado com as plantas e conheçam todo o processo de germinação de uma semente.
Comunidade de Aprendizagem
Os pais estão participando da sacola da leitura e do processo de confecção da hortinha na garrafa pet.
Articulação com o currículo
O referido projeto trouxe à oportunidade de se trabalhar de forma harmônica e integrada todas as disciplinas, englobando valores e aprendizagem nas diversas áreas de conhecimento. As crianças puderam compreender a importância do solo, do ar e da água no processo de germinação das sementes. Aprenderam que o crescimento da plantinha ocorre em processos e que não podemos interromper os processos da natureza e muito menos destruí-la.
De uma forma geral todas as disciplinas estarão interligadas, pois, os alunos terão acesso ao conhecimento desde a linguagem oral, corporal e escrita, até mesmo aos conhecimentos de cooperativismos e trabalho em equipe.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A decisão do tema do Projeto foi realizada por meio de votação, os alunos optaram pelo tema: A sementinha que virou plantinha, após assistirem a um vídeo sobre temperos na garrafa pet.