DIFERENÇAS E CONVIVÊNCIAS
Expedição Investigativa
Foi além da sala, passamos a observar no pátio, no horário do intervalo as “diferenças” físicas, de idade, de cor, situação econômica e familiar, raça e de comportamento das turmas.
Objetivos
Mostrar a criança a importância de se conviver tendo respeito com a diversidade cultural,social, física ,de idade, e de necessidades especiais.
Comunidade de Aprendizagem
O projeto foi desenvolvido na turminha do 2° ano B, período vespertino que contava com 23 alunos em sala, com a professora Neila.
Articulação com o currículo
Expedição no ambiente escolar passeia a campo: (APAE,CCI e Jornal o Diário)
Dança e apresentação para a comunidade escolar com exposição de fotos e produções desenvolvidas em sala.
Articulação com o currículo.
Português; Leitura de textos diversos, escrita, entrevista aos familiares e pessoas visitadas com construção de cartazes.
Matemática; Quantidade, números, distâncias, dinheiro e comparativos.
História; profissões, história dos visitados.
Geografia: Espaços e paisagens.
Ciências: Saúde, idade, convivência.
Artes: Pinturas e construção de cartazes.
Ensino Religioso:Amizade e cooperação.
Processo de conselho de grupo
Apresentação dos alunos na gincana e a comunidade escolar
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do nome do projeto foi feita através de votação. Onde a abelha mascote teve seu nome também escolhido por votos da maioria. E sua visita nas residencias dos alunos era feita por ordem alfabética dos nomes dos alunos.