Classificação: Educação Financeira
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Educação Fiscal à Caminho da Cidadania Gostei muito da experiência, aprendi coisas que não sabia, conheci pessoas legais e interessantes. No Engenho conheci as máquinas que preparam tudo. No Sicredi quis conhecer o cofre.
Lavínia Pinzon Diehl | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição aconteceu na Zona Rural, Estrada RS 713, Km 9, Vila Derrosse. Os entrevistados, que exercem atividades voltadas à agricultura, funcionários do Engenho e Supermercado, ficaram receosos e curiosos com a abordagem. Identificamos dificuldades de horário de transporte coletivo e também vários odores, dentre eles: perfume de flores, cheiro de esgoto, poeira, fumaça, arroz parborizado, doces, etc.

Objetivos

Despertar a comunidade escolar para a função social do tributo, com vista à formação do aluno e ao exercício da cidadania, ressaltando para a importância de exigir a nota fiscal.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade escolar (professores-alunos-pais); palestrantes e colaboradores.

Articulação com o currículo

Português: expressão de ideias, produção de textos e histórias em quadrinhos.

Matemática: Sistema monetário, noção de taxas e impostos.

Ciências: atividades sobre cidadania relacionada ao Meio Ambiente, consumo consciente de água e luz.

História: Compreender as diferenças básicas sobre imposto e taxas.

Geografia: Mapeamento dos trajetos à comunidade.

Educ. Física: Jogos, saídas de campo.

Artes: Desenho do Mascote, trilhas.

Ens. Religiosos: Temas relacionados aos hábitos e atitudes, valores éticos e morais.


Ficha Técnica
Escola
Esc. Mun. de Ens. Fund. Carlos Papke Sobrinho

Diretor
Rosana Schultz Murlicki

Turma
1º ,2º e 5º ano

Número de alunos
35

Educadores
Monitores

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Sertão Santana

Cooperativa
SICREDI CENTRO LESTE RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CACHOEIRA DO SUL

Assessoria Pedagógica
Heloisa Machado
Os alunos são participativos, o tema abre um leque de atividades, utilizo recursos, jogos didáticos. As turmas realizaram expedições para observar comércios e locais que muitas vezes passam despercebidos em nosso dia a dia. Ao realizaram compras pedem a NF e chamamos a atenção sobre a importância do Planejamento e Economia, visando uma mudança de hábitos.
Roberta Barbosa Leal Pooch | Professor(a)