Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Brincadeiras com água “Agola” é a vez do Davi, “enta” Davi, que “vamo” lava a tua “oleia”.
Mirela Betiato da Fonseca | aluno(a)
Expedição Investigativa

A partir da história da Gotinha plim,plim, contada pelas profes Suélen e Silimara, as crianças levantaram hipótese sobre as características do elemento água e puderam estabelecer algumas relações, dar-se conta da necessidade do consumo consciente, cuidados e higiene com o corpo, a água nos alimentos, estimulou a observação, além de aumentar o interesse por brincar na água e transportar ela com diferentes objetos.

Objetivos

Proporcionar um ambiente favorável de descobertas a partir de brincadeiras com a água.

Comunidade de Aprendizagem

Professora Silimara, professora Suélen, familiares das crianças envolvidas no projeto.

Articulação com o currículo

Higiene: trabalhar com o vídeos do Doki Descobre. Escovar os dentes, tomar banho e lavar as mãos.
Trabalhar a importância de tomar banho, utilizando banheira e bonecas;
Bolinhas coloridas de gel dentro de garrafa pet para observar seu crescimento. Pintura com papel crepom e água; Barquinho de papel: material da Positivo e a canção “A canoa virou”. Espetinho de frutas. Quem vive no fundo do mar? Utilizamos o material da Positivo, fazer o jogo da memória; Confeccionar um aquário em EVA, e fazer peixes de massa de modelar; Sensações: com água quente e fria experimentar as sensações de calor e frio; Experiência com as bacias: diversos elementos dispostos dentro; Bolinhas de sabão. Banho de lona e água no pátio da escola. Jogos interativos com a família sobre hábitos de higiene.


Ficha Técnica
Escola
EMEI Pingo de Gente

Turma
Maternal I

Número de alunos
21

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Três Palmeiras

Cooperativa
SICREDI REGIÃO DA PRODUÇÃO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TRES PALMEIRAS

Assessoria Pedagógica
Essenciall
Através da contação de história, diversos trabalhos e brincadeiras foram desenvolvidos, foi apresentado um ambiente onde conseguiram apreciar e experimentar as diferentes sensações que a água nos proporciona e assim, criamos, descobrimos, aprendemos, nos conscientizamos e brincamos muito com a água.