Criança que brinca é criança feliz...
“ Quando estamos brincando em nosso sítio ficamos muito felizes, cada um pode manifestar sua preferência, emprestamos os brinquedos, dividimos momentos de brincadeiras.
Depoimento coletivo da turma | aluno(a)
“ O kauã gosta tanto de brincar na escola, no sítio, que lá em casa tivemos que fazer uma horta e plantar beterraba e salada e tudo que pauzinho que ele encontra, já ta fazendo casinha.
Cristiane de Oliveira Kossmann | responsável
Expedição Investigativa
O projeto surgiu a partir das curiosidades levantadas em um momento na sala de aula, onde a “Helisa” que estudava em outra escola, acompanhou a aula neste dia. Logo as crianças começaram a fazer várias perguntas: “Onde a Helisa estuda? Onde fica esta escolinha? O que fazem lá? Do que brincam e com o que brincam? A mesma responde as perguntas. Nesse momento surgiu a ideia de fazer uma visita à escola da Helisa para conhecer um pouco da realidade dela.
Objetivos
Desenvolver atitudes de cooperação e respeito durante a confecção de brinquedos e no desenvolvimento de diferentes brincadeiras, buscando a criatividade, a imaginação, o uso de recursos naturais e de materiais alternativos, e a valorização das amizades.
Comunidade de Aprendizagem
Diretora Andréia; As merendeiras da escola; Familiares das crianças da turma; Zuleica - Extencionista da EMATER
Articulação com o currículo
Formalizar por escrito para a diretora de um espaço para a construção da casinha= sítio; Medir e planejar o espaço fazendo registro; Desenhar com as crianças como será o sítio; Em grupos e com ações conjuntas transplantar uma árvore de lugar e dar os devidos cuidados; Organizar um espaço para fazer um canteiro e prepará-lo a fim de plantar os pés de feijão doado pela turma do Pré B; Organizar as ferramentas que serão levadas para o sítio; Plantar mudinhas de beterraba, alface, brócolis, couve-flor, sementes de milho, pepino e batata. Construir um açude, onde possam brincar de pescar.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Na roda de conversa após a expedição as crianças apontaram o que foi mais curioso: O açude, as casinhas de gravetos e folhas e as brincadeiras que as crianças apresentaram para os pequenos e toda a interação proporcionada entre as duas escolas. Os alunos coletaram materiais para que pudessem organizar a sua própria brincadeira na escola e teriam um espaço onde montam casinhas de gravetos e folhas, com estradas, açude e cerquinhas.