Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Criança que brinca é criança feliz... Quando estamos brincando em nosso sítio ficamos muito felizes, cada um pode manifestar sua preferência, emprestamos os brinquedos, dividimos momentos de brincadeiras.
Depoimento coletivo da turma | aluno(a)
O kauã gosta tanto de brincar na escola, no sítio, que lá em casa tivemos que fazer uma horta e plantar beterraba e salada e tudo que pauzinho que ele encontra, já ta fazendo casinha.
Cristiane de Oliveira Kossmann | responsável
Expedição Investigativa

O projeto surgiu a partir das curiosidades levantadas em um momento na sala de aula, onde a “Helisa” que estudava em outra escola, acompanhou a aula neste dia. Logo as crianças começaram a fazer várias perguntas: “Onde a Helisa estuda? Onde fica esta escolinha? O que fazem lá? Do que brincam e com o que brincam? A mesma responde as perguntas. Nesse momento surgiu a ideia de fazer uma visita à escola da Helisa para conhecer um pouco da realidade dela.

Objetivos

Desenvolver atitudes de cooperação e respeito durante a confecção de brinquedos e no desenvolvimento de diferentes brincadeiras, buscando a criatividade, a imaginação, o uso de recursos naturais e de materiais alternativos, e a valorização das amizades.

Comunidade de Aprendizagem

Diretora Andréia; As merendeiras da escola; Familiares das crianças da turma; Zuleica - Extencionista da EMATER

Articulação com o currículo

Formalizar por escrito para a diretora de um espaço para a construção da casinha= sítio; Medir e planejar o espaço fazendo registro; Desenhar com as crianças como será o sítio; Em grupos e com ações conjuntas transplantar uma árvore de lugar e dar os devidos cuidados; Organizar um espaço para fazer um canteiro e prepará-lo a fim de plantar os pés de feijão doado pela turma do Pré B; Organizar as ferramentas que serão levadas para o sítio; Plantar mudinhas de beterraba, alface, brócolis, couve-flor, sementes de milho, pepino e batata. Construir um açude, onde possam brincar de pescar.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Na roda de conversa após a expedição as crianças apontaram o que foi mais curioso: O açude, as casinhas de gravetos e folhas e as brincadeiras que as crianças apresentaram para os pequenos e toda a interação proporcionada entre as duas escolas. Os alunos coletaram materiais para que pudessem organizar a sua própria brincadeira na escola e teriam um espaço onde montam casinhas de gravetos e folhas, com estradas, açude e cerquinhas.

Ficha Técnica
Escola
EMEI Pingo de Gente

Turma
Pré A

Número de alunos
15

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Três Palmeiras

Cooperativa
SICREDI REGIÃO DA PRODUÇÃO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TRES PALMEIRAS

Assessoria Pedagógica
Essenciall
No decorrer do projeto CRIANÇA QUE BRINCA É CRINÇA FELIZ, conclui que não é só os brinquedos industrializados que deixam uma criança feliz, pois usando nossa criatividade e imaginação temos muitas possibilidades de construir brinquedos e brincadeiras, até mesmo com simples coisas, como os gravetos e as folhas, o que vale mesmo é ter amigos para brincar, tanto faz se são adultos ou crianças, e o que prevalece é a amizade, o respeito uns com os outros.