Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

TIVE UMA IDEIA
Expedição Investigativa

A expedição investigativa com a turma do Maternal II foi desenvolvida em um espaço fora do ambiente escolar, o qual contemplava uma vasta área verde com árvores, grama, galhos, terra, etc. O ambiente foi planejado e organizado com brinquedos não estruturados (potes de plásticos, vidro, panelas, tampas, colheres, cones, tecidos, cestas, pinhas, grades de ovos, etc.).

Objetivos

O projeto está em busca proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva, pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra.

Comunidade de Aprendizagem

Crianças do Maternal II, professores, pais, responsáveis e comunidade escolar.

Articulação com o currículo

Interações e Brincadeiras;
Princípio de responsabilidade e cooperação;
Socialização;
Interação diversidade;
Cooperação;
Noções de Espaços e tempos;
auto organização;
Recriação;
Relações quantitativas;
Desenvolvimento das diferentes linguagens; Oral, artística, corporal.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Ao voltarmos para a escola realizamos nosso Conselho de Grupo, onde as crianças expuseram suas opiniões referentes ao brincar fora da escola. Ao serem questionadas sobre o que era Brincar, nenhuma das crianças opinou, mas enfatizaram que no espaço onde fomos brincar tinha vários brinquedos, que eram diferentes dos que estavam habituados, porém davam para brincar.

Ficha Técnica
Escola
EMEI Raio de Sol

Turma
Maternal II

Número de alunos
15

Educadores
Francieli Robeck, Tanise Cristina Fidencio, Jéssica Talita Niedvetzki e Loreni dos Santos.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ajuricaba

Cooperativa
SICREDI DAS CULTURAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE AJURICABA

Eespera-se que os alunos tenham se envolvido e ampliado suas vivências a partir do brincar, resgatando brincadeiras importantes e interagindo com objetos não estruturados que possibilitem a ampliação do conceito sobre brinquedos, permitindo com que as crianças desenvolvam ainda mais sua imaginação e ludicidade a partir dos objetos que não tenham somente uma finalidade.