Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

De onde vem o som? Após o início do projeto, tudo em casa virou instrumento musical. Foi muito interessante, pois nós pais tivemos de interagir e participar das cantorias da nossa filha, pois ela nos convidava pra dançar com ela e nós como incentivo participamos com ela.
Eliani Pereira Brito | responsável
Expedição Investigativa

A expedição foi realizada no pátio da escolinha onde há pedras de brita, os alunos receberam latinhas e garrafas pet para brincar e os mesmos as encheram de pedrinhas e começaram a sacudir e fazer barulho. Ao retornarmos para a sala de aula, iniciamos uma roda de conversa com a pergunta será que se colocássemos grãos de feijão, arroz e milho o som seria o mesmo ao sacudirmos as garrafas?

Objetivos

Promover a partir dos sons, a integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.

Comunidade de Aprendizagem

O senhor Ednei para nos acompanhar cantando a música o sítio do seu Lobato.

Articulação com o currículo

Em linguagem reconhecer sons graves e agudos e a explorar, repetir e reproduzir sons vocais e não vocais como: imitar sons da natureza, carros, aviões, telefones, animais e outros bem como reproduzir ritmos aliados a palmas, batida dos pés, instrumentos musicais e melodias; participar de brincadeiras de roda. Ciências naturais e sociais identificar as partes do corpo, conto e reconto de histórias, fazer o contorno do corpo dos colegas. Identificar os sons dos animais domésticos; em Matemática: contagem e recitação através de músicas; Classificação de objetos e materiais; Expressão corporal e musical: dança, sensações musicais (o que sente ao ouvir a música), usar os instrumentos livremente, trabalhar os sons do corpo; Artes visuais: cartaz com a música: O sítio do seu Lobato, pintura com guache, colagem com grãos, EVA e bolinhas de papel.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Não houve

Ficha Técnica
Escola
E.M. Joaquim Barbosa dos Santos

Turma
Jardim II e III

Número de alunos
13

Estado
Mato Grosso

Município
Itanhangá

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ITANHANGA

Assessoria Pedagógica
Silvana Maria Dalmolin Wohl
As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro as experiências rítmicas musicais que permitem uma participação ativa e favorecem o desenvolvimento dos sentidos das crianças. Através do desenvolvimento da autoestima ela aprende a se aceitar como é com suas capacidades e limitações.
Márcia Cristina dos Santos Barbosa | Professor(a)