Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A Arte de Ilustrar a Literatura O projeto é legal e divertido. Ensina a cativar as pessoas, fazer novas amizades. Fiquei com vontade de ler, aprendemos a pintar em telas; também vimos que a arte e os museus são importantes para conhecermos culturas diferentes. Gostaria que o próximo projeto tivesse esculturas e ilustrações.
Paulo Henrique dos Santos Leite | aluno(a)
Expedição Investigativa

Visita à Biblioteca Municipal com o objetivo de observar o acervo de publicações literárias ilustradas através de produções artísticas visuais.
Na biblioteca da escola surgiu o interesse pelo livro “O pequeno príncipe” que serviu como ponto de partida para o projeto.

Objetivos

Valorizar as produções artísticas e literárias e desenvolver o senso crítico.

Comunidade de Aprendizagem

Colaboração da bibliotecária para a organização, recepção e instrução sobre o acervo bibliográfico.

Articulação com o currículo

Ciências: Universo e sistema solar.
Matemática: Medias de tempo, medidas de comprimento; situações problemas; quatro operações.
Português: Produção de texto; interpretação; leitura.
Arte: Análise de imagens; técnica de representação de aquarelas; cinema (literatura).


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Professora Amélia Lara

Diretor
Célia Carla Vargas

Turma
4º ano “B”

Número de alunos
23

Educadores
Elaine Scheffer e Simone da Rosa

Estado
Paraná

Município
Mariópolis

Cooperativa
SICREDI PARQUE DAS ARAUCÁRIAS PR/SC/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MARIOPOLIS

Apoiadores
Sicredi e Prefeitura Municipal de Mariópolis

Assessoria Pedagógica
Felipe José Schmidt
O projeto despertou a curiosidade em relação às obras literárias, museus e sobre as técnicas de ilustração. A partir da leitura da obra “O pequeno príncipe” de Saint-Exupéry e do filme sobre o mesmo, houve um aumento das visitas e empréstimos de livros da biblioteca da escola e também a percepção da importância da arte para as outras áreas do conhecimento.
Elaine Scheffer | Professor(a)