Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
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Projeto

Resgate Cultural dos Anos 70 e 80 A turma aprendeu muita coisa sobre os anos 70 e 80, sobre a vestimenta, que na época usavam calças boca de sino, saia godê, blusas cigana, aprendemos como usavam a roupa no dia a dia e também para ir a festa e sobre as cores também. Hoje os estilistas criam roupas diferentes cada um com seu estilo, mas muitas vezes se inspiram na moda dos anos 70 e 80, que sempre voltam.
Anna Keller | aluno(a)
Expedição Investigativa

Bate - papo e entrevista com o estudante de moda Leonardo Ziliotto Gazola. Pesquisa na sala de informatica, entrevistas com pessoas que viveram naquela época.

Objetivos

• Identificar os principais estilos de se vestir das décadas de 70 e 80.
• Estabelcer uma relação no modo de se vestir entre as duas décadas.
• Reconhecer a influência da música no modo de se vestir de ambas as décadas.
• Identificar as principais músicas censuradas pelo regime militar.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos do primeiro ano do ensino médio da noite – Turma 213
Palestrante: Estudante de Moda: Leonardo Ziliotto
Entrevista com algumas pessoas da comunidade que viveram naquela época.

Articulação com o currículo

Área de Conhecimento: História
História Cultural.
Período Ditatorial no Brasil.
Pesquisa na internet sobre moda dos anos 70 e 80


Ficha Técnica
Escola
E.E.E.B. FREI CASIMIRO ZAFFONATO

Diretor
RITA MÁRCIA DA FONSECA CECATTO

Turma
1º ANO ENSINO MÉDIO - T: 213

Número de alunos
16

Educadores
MARILIA MOTERLE

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ipê

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE IPE

Assessoria Pedagógica
Diane Silva Zardo - Faculdade IDEAU - Getulio Vargas/RS
Desenvolvo o projeto com uma turma pequena e bastante desmotivada, apesar disso, pois tenho um carinho enorme por ela desde o primeiro dia de aula.
Tive algumas dificuldades no início com relação a escolha do tema para a pesquisa, pois a turma não conseguiu entrar em um consenso sobre a escolha do tema, reflexo do desentendimento entre os alunos. Resolvidos alguns conflitos e após um maior entrosamento da turma conseguimos escolher juntos o tema.
Marília Moterle | Professor(a)