Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

COMO AS COISAS FUNCIONAM? O RÁDIO
Expedição Investigativa

Os alunos envolvidos no projeto trocaram ideias entre os mesmos, e ai surgiu o interesse.

Objetivos

● Estudar os conceitos físicos aplicados em equipamentos;
● Despertar a criticidade e o posicionamento diante da informação;
● Estudo bibliográfico sobre a importância da utilização das mídias (rádio) na educação e a formação de opinião dos estudantes.

Comunidade de Aprendizagem

Toda comunidade escolar está envolvida.

Articulação com o currículo

• Pesquisa sobre a evolução histórica do rádio com o passar dos anos, até os dias atuais;
• A importância do rádio como um meio de comunicação e a sua formação de opinião;
• Átomo;
• Corrente elétrica;
• Campo elétrico;
• Campo magnético;
• Ondas eletromagnéticas
• Interação de campos magnéticos;
• Ondas sonoras.


Ficha Técnica
Escola
E.E.E.B. FREI CASIMIRO ZAFFONATO

Diretor
RITA MÁRCIA DA FONSECA CECATTO

Turma
EJA

Número de alunos
27

Educadores
Fernanda Carra, Gilmar Parisotto e Marcelo Zulianelo

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ipê

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE IPE

Assessoria Pedagógica
Diane Silva Zardo - Faculdade IDEAU - Getulio Vargas/RS
No desenvolvimento deste trabalho observei, nos alunos, um envolvimento maior com a aula, com o conhecimento, uma satisfação maior em construir o próprio conhecimento para entender como funciona um aparelho.
Penso que o desenvolvimento da atividade foi de grande valia, tanto para os alunos quanto para mim. Pretendo desenvolver no próximo semestre a mesma atividade, porém com outro aparelho que desperte a curiosidade dos educandos.
Marcelo Zulianelo | Professor(a)