Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2014 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Conhecendo e Aprendendo com o Jornal "Eu estou gostando muito de desenvolver esse projeto, as reportagens são muito interessantes e nós estamos aprendendo várias coisas novas."
Beatriz de Almeida Matheus | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada no Museu Shunji Nishimura que conta a história do município de Pompeia. Os alunos, orientados pela coordenadora da instituição, visitaram o museu , até então, desconhecido pelas crianças. Com um rico acervo de fotos, objetos, maquetes, e outros, esse museu impressionou muito todos os alunos.

Objetivos

Conhecer e caracterizar os estilos textuais formais do jornalismo;
Leitura e reescrita de situações reais e imaginárias em estilo jornalístico.

Comunidade de Aprendizagem

Palestra e entrevista com o jornalista Lucas Araújo dos Santos;
Visita à gráfica de jornal local;
Visita a uma editora de livros;
Entrevista com o redator responsável pelo jornal local.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa - Leitura, interpretação de diferentes gêneros textuais (notícias, manchetes, classificados, etc.) e produção de textos jornalísticos;
Matemática - análise de gráficos, compreensão de números de unidades de milhar e milhão, interpretação de tabelas;
Ciências - classificação dos animais em notícias publicadas sobre eles;
Geografia - atividades com notícias, reportagens ou mapas, reconhecendo regiões, estados, capitais e siglas.


Ficha Técnica
Escola
EMEF Professor Carmelino José Dalsenter

Turma
5 º anos A, B e C

Número de alunos
55

Educadores
Marli Inês Ferraro, Rosely Valderez Bravo e Daniela Amorim Bussi

Estado
São Paulo

Município
Pompéia

Cooperativa
SICREDI CENTRO OESTE SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO POMPEIA

Apoiadores
Sescoop/SP

O projeto Jornal possibilitou desenvolver habilidades de leitura, interpretação e escrita a partir de textos do cotidiano da criança, tendo assim, uma função social relevante, além de auxiliar o aluno a entender a sua própria inserção como cidadão, na sociedade
Daniela - professora do 5º ano C | Professor(a)