Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Há faz só de conta
Expedição Investigativa

Partindo do interesse, fala e relatos das crianças sobre coisas do imaginário surgiu as pergutas Vamos brincar de que? Quem é a bruxa? E a princesa?Os alunos foram levados a usar sua imaginação diante de caminhos temáticos organizados na própria escola. E junto recebendo uma grande missão ser guardiões da maça envenenada, buscando assim o compromisso das tarefas, da responsabilidade e do respeito mutuo.

Objetivos

Oportunizar a brincadeira de faz de conta, desenvolver a atenção, a memória, a autonomia, a capacidade de resolver problemas, de socializar-se, de despertar a curiosidade e a imaginação de maneira prazerosa e como participante ativo do processo de aprendizagem. Socializar entre família e aluno. Traçar relação com o mundo mágico e o mundo real.

Comunidade de Aprendizagem

Crianças do Pre I, professores, pais, responsáveis e comunidade escolar.

Articulação com o currículo

-O eu, o outro, o nós;
-Corpo, gestos e movimentos;
-Escuta, fala, pensamento e imaginação;
-Traços, sons, cores e imagens;
-Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações;

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Em sala de aula, na roda de conversa, as crianças relataram a alegria da expedição, realçando ainda mais a fantasia, imaginação de cada um. Demonstrando e relatando que o faz de contas faz parte da infância dos mesmos em casa, onde brincam muito de bruxas, lobo mau, varinhas de condão, poções mágicas, príncipes e princesas.

Ficha Técnica
Escola
Municipal de Educação Infantil João Carlini

Turma
Pre I

Número de alunos
12

Educadores
Cledi Mattioni, Geisa Buchanelli, Marcia da Rosa

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ajuricaba

Cooperativa
SICREDI DAS CULTURAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE AJURICABA

Através das ações do projeto esperamos contemplar a curiosidade das crianças, para que possam conhecer um pouco mais de seu corpo, compreender que brincadeiras são divertidas e saudáveis para o corpo e socialização do grande grupo e também seu espírito e mente.