A Gatinha Branca
Expedição Investigativa
Tudo aconteceu no dia 07 de abril, quando marcamos para fazer um passeio pelo pátio da escola porque a intenção era observar os insetos, já que no dia anterior (06/04) os alunos estavam no pátio observando um besouro entrando em um buraco. Porem neste dia (07/04) apareceu na sala de aula uma “gatinha branca” e diante da empolgação e de alguns questionamentos, optamos por trabalhar com animais de estimação. A expedição investigativa aconteceu na sala de aula.
Objetivos
Identificar os principais animais de estimação.
Comunidade de Aprendizagem
Durante o projeto desenvolvemos varias ações e contamos com o apoio das famílias, dos profissionais da escola, da Secretaria Municipal de Educação e de pessoas autônomas.
Articulação com o currículo
Natureza e sociedade – Pesquisa de imagens, higiene, saúde, alimentação, revestimento do corpo dos animais, habitat e reciclagem.
Linguagem oral e escrita – Discriminação visual, coordenação, história e confecção de livro.
Matemática – Quantidade, contagem e gráfico.
Identidade e autonomia – Preferências, valores, hábitos e atitudes.
Movimento – Coordenação motora, noção de espaço, imitação.
Música – Movimento, coordenação, som dos animais, são e silêncio.
Artes visuais – Cores, formas, pintura, recorte e colagem.