Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

CULTURA E INFORMAÇÃO: DANDO VOZ À ESCOLA Optamos por criar um jornal em sala de aula porque o mesmo nos proporciona mais conhecimentos do cotidiano escolar e é uma ótima ferramenta de aprendizagem, pois propicia uma leitura de mundo e ainda, nós somos os principais reprodutores dessa realidade. Aprendemos a ser mais críticos, a pensar a realidade e tentar melhorá-la, aprendemos muito sobre gêneros jornalísticos e o que é melhor, buscamos informações do nosso interesse que serão divulgadas na própria escola.
Glenda Zampieri | aluno(a)
Expedição Investigativa

Os alunos envolvidos no projeto trocaram ideias com as demais turmas do turno da noite para responder a boa pergunta, que é: De que forma os alunos da escola poderiam compartilhar informações e atividades pedagógicas?

Objetivos

●Valorizar e divulgar as atividades desenvolvidas na escola;
●Despertar o interesse dos alunos pela leitura e produção de textos;
●Auxiliar no desenvolvimento da autoestima dos alunos, aonde eles são os protagonistas;
●Explorar variadas tipologias textuais através do jornal;
●Através da língua estrangeira favorecer a aproximação de várias culturas;

Comunidade de Aprendizagem

Toda comunidade escolar será envolvida.

Articulação com o currículo

-Levar jornais para a sala de aula para que os alunos em grupos explorem e façam um levantamento do conteúdo;
-Cada grupo escolhe uma notícia impressa e elabora uma apresentação da mesma em forma de noticiário de televisão;
-Estudo do gênero textual notícia;
-Produção de um texto de opinião com o tema: A importância da notícia;
-Leitura de diferentes editoriais e estudo do gênero;
-Divisão da turma em dois grupos a fim de que decidam o conteúdo a ser exposto no jornal escolar por eles produzido, bem como o nome do jornal;
-Coleta de dados e produção de textos conforme os acontecimentos desenrolados na escola;
-Revisão do jornal escolar;
-Impressão do jornal;
- Produção de uma página cultural, onde os alunos poderão ter maior aproximação com várias culturas;
-Indicação de leitura e filmes do período modernista;
-Seleção de poemas do período modernista;


Ficha Técnica
Escola
E.E.E.B. FREI CASIMIRO ZAFFONATO

Diretor
RITA MÁRCIA DA FONSECA CECATTO

Turma
3º ANO ENSINO MÉDIO - TURMA 233

Número de alunos
8

Educadores
Caciane Tiepo, Daiane Zulian e Patrícia Guerra

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ipê

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE IPE

Assessoria Pedagógica
Diane Silva Zardo - Faculdade IDEAU - Getulio Vargas/RS
Pude perceber que os alunos melhoraram a leitura e a escrita, tornaram-se sujeitos mais reflexivos, críticos e argumentativos. A ideia surgiu a partir da necessidade de fazer algo que tivesse a “cara” dos alunos, que fosse de interesse da maioria e de total autoria da turma, dessa forma assim que a ideia foi posta em prática, pude observar que a auto-estima dos envolvidos foi elevada, pois agora eram eles que redigiam sua própria história.
Daiane Zulian | Professor(a)