Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2014 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Os Movimentos Humanos e as Formas de Habitação
Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa aconteceu na comunidade do Distrito de Santa Lúcia. Os alunos percorreram as ruas da comunidade respondendo a seguinte pergunta: A comunidade da nossa escola sempre foi assim? Para isto entrevistaram (conversaram) com alguns moradores do local, fizeram várias observações relativas aos diferentes estilos arquitetônicos e realizaram indagações como: Por que essa moradia foi abandonada? Como era esse lugar antigamente?

Objetivos

Identificar as marcas do tempo deixadas pelas pessoas e que ficam evidentes na construção de suas habitações.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, membros da comunidade, pais.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: percepção fonológica, compreensão de produção de textos, leitura de diferentes gêneros textuais.
Matemática: ideia de quantidade e sua representação, noções de grandeza, capacidade, massa, figuras geométricas , sistema decimal, (unidade, dezena), construção de gráficos, tabelas, sistema monetário.
Geografia: as formas de apropriação da natureza e seus recursos, mapeamento dos caminhos da comunidade, modificação das moradias no decorrer do tempo.
História: história da comunidade, os diferentes tipos de moradias.
Artes: obras de Alfredo Volpi, cores reais


Ficha Técnica
Escola
Ensino Municipal no Distrito de Santa Lúcia

Turma
Pré-escolar, 1° e 2° do Ensino Fundamental Anos Iniciais

Número de alunos
38

Educadores
Noeli Bassoto Tiepo, Anita Carmen Facin Spagnol, Maria de Fatima Bernardt Pecher, Suzana Dambros Savenhago, Karina Demin Vetorazi

Estado
Santa Catarina

Município
Ouro

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE OURO

Assessoria Pedagógica
Magna Regina Barp - Faculdade IDEAU
"Através deste Projeto passamos a trabalhar na escola de forma mais cooperativa, alunos e professores construindo conhecimento com base na realidade mais próxima. Os professores passaram a planejar suas ações pedagógicas a partir da curiosidade dos alunos."
Noeli Bassoto Tiepo | Professor(a)