O Mundo da Imaginação
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada no espaço da escola, por meio de uma apresentação do prof. Goku, que realizou uma dramatização com a participação das crianças. Na sequencia os alunos fizeram uma serie de perguntas, a respeito de contação de histórias. Foi uma experiência única.
Objetivos
Sistematizar situações-problemas, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos e provocando a curiosidade e consequentemente, o gosto e o habito pela leitura.
Comunidade de Aprendizagem
Os envolvidos no projeto foram a comunidade escolar bem como pais e responsáveis. O artista Goku da casa da Cultura. A participação resultou em bons frutos com o aprendizado e dedicação de todos os envolvidos. Foram trabalhados alguns eixos de aprendizagem vinculados ao planejamento semanal buscando sempre novas metodologias como a participação dos pais em peças de teatro bem caracterizados voltados para o mundo da imaginação.
Articulação com o currículo
Linguagem escrita: contos, brincadeiras de faz-de-conta, dramatizações etc. Manuseio de revistas, livros, jornais, convites, bilhetes, recados, receitas, etc.Apresentar pequenos textos (cartazes, histórias, parlendas, músicas)
Movimento: Imitar, fazer caretas, comunicar-se pelos de gestos, manifestar frio, calor e incômodo, mímicas, dramatizações etc..; Mímicas, expressões faciais, gestos, etc.
Música: Interpretação e criação de canções.;Brincadeiras cantadas e rítmicas;
Artes Visuais: Recortes, desenhos e brincadeiras livres, contos de histórias;Pintura com lápis de cor, giz de cera, tinta guache, teatro, massa de modelar.
Matemática: Quantidade total: relação número/quantidade.Trabalhar quantidade: mais/menos/igual; Contagem.
Identidade e Autonomia: Buscar inteirar a criança com as diversidades encontradas na escola.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O conselho de grupo se deu a partir de momentos na conversa de roda onde as crianças expõe suas opiniões e criam hipóteses acerca do tema. No momento da decisão do nome do projeto as crianças citaram alguns temas e a professora registrava no quadro em seguida foram feitas votação para decidir e assim foi feito a escolha com a participação de todos registrando cada passo.