O uso consciente das tecnologias
“ “O tema do nosso projeto foi uma ótimo escolha, pois as tecnologias estão crescendo e evoluindo cada vez mais, tornando assim muito mais prático nosso cotidiano; o mesmo nos trouxe além de conhecimento entretenimento, foi prazeroso e divertido trabalhar com esse tema.”
Aluno 1 | aluno(a)
“ “O projeto trabalhado pelos alunos e professores do nono ano foi grandioso, sentimos a vontade em pesquisar e mostrar o que havia sido feito por nossos filhos,para os professores. Eles estavam realizados em poder mostrar que muitas vezes podiam contribuir com os professores quando se tratava de “mexer” nos computadores.”
Pai 1 | responsável
Expedição Investigativa
Visitamos o IFF Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto/ RS, no qual fomos recebidos pela reitora professora Márcia Finck e outras duas professoras, as quais nos mostraram o campus e como funciona cada bloco, em especial os laboratórios de informática.
Ao voltarmos para a sala de aula aconteceu uma conversa com os alunos sobre o que mais chamou atenção durante o passeio, e consequentemente foi realizado uma produção textual sobre o mesmo.
Objetivos
Sensibilizar sobre o uso das tecnologias, a fim de usá-las de modo a facilitar o cotidiano e sem prejudicar-se, proporcionando ao aluno melhor entendimento sobre esses aparelhos utilizando-os de maneira consciente e eficiente.
Comunidade de Aprendizagem
Márcia Finck e demais profissionais do IFF, expositores da FEICAP E EXPOTENPO;
Articulação com o currículo
Ensino Religioso: Atitudes e valores, cooperação; auto- estima; relação do homem com a natureza, sua valorização e presença na mesma.
Geografia: Localização pontos cardeais; emigração e imigração dentro do país; educação ambiental; linha do tempo;
Ciências: Ondas eletromagnéticas;continentes; o velho, o novo e o novíssimo mundo; Luz e ondas;elementos químicos; ondas; magnetismo; máquinas simples; metais pesados; radiação; descarte de lixo tecnológico.
Informática: Utilização das ferramentas de localização; pesquisas;
Língua Portuguesa: Linguagem oral-culta; organização individual e coletiva de registros; verbos, Análise de narrativas; postura/oralidade; produção textual
Artes: Ilustração; leitura de imagens; maquete
Geografia: Educação ambiental, conservação do ambiente; conservação do ambiente
Matemática: porcentagem; construção de gráficos;
História: evolução da agricultura;
Espanhol: texto informativo sobre a internet