Despertando Sensações e Percepções
Expedição Investigativa
Por se tratar de uma turma de alunos com diferentes deficiências e os mesmos apresentarem pouca interação entre si, pois todos eles preferem brincar e realizar as atividades sozinhos apresentando um quadro de pouca socialização e interação com os demais colegas, foi pensado em realizar atividades que pudessem envolve-los para que houvesse essa interação entre eles.
Objetivos
Estimular a capacidade de conhecer o ambiente através do qual eles entram em contato e conhecer o mundo exterior, desenvolvendo assim, sua aprendizagem instigando a curiosidade, estimulando a atenção e o interesse por atividades em grupo.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professora, instrutora de sala, familiares e zeladoras foram envolvidos no projeto. Os alunos e familiares foram envolvidos na participação das atividades desenvolvidas, a professora e a instrutora de sala no planejamento, desenvolvimento e execução das atividades propostas e a zeladora na limpeza após a realização das atividades.
Articulação com o currículo
Todas as experiências realizadas envolveram uma área do conhecimento específica, por vezes conseguimos realizar as atividades interdisciplinares o que ajudou muito no desenvolvimento das mesmas, as áreas trabalhadas foram: linguagem, ciências humanas e ciências naturais, jogos e recreação todas elas com atividades lúdicas para o desenvolvimento das atividades. As habilidades trabalhadas foram de concentração, socialização, trabalho em grupo, envolvimento afetivo, sensibilidades e percepções.
As estratégias utilizadas foram: colagem de areia, plástico bolha, pintura com tinta guache (digital das mãos e pés), manusear farinha de trigo, experiência com gelo e água morna, bolinhas de sabão, mural sensorial (feijão, esponja vegetal, algodão, lixa, palitos de sorvetes), confecções de brinquedos sensorial com tampinhas de refrigerantes, pipoca, macarrão cozido e cru, gelatinas e legumes crus e cozidos.