Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Despertando Sensações e Percepções
Expedição Investigativa

Por se tratar de uma turma de alunos com diferentes deficiências e os mesmos apresentarem pouca interação entre si, pois todos eles preferem brincar e realizar as atividades sozinhos apresentando um quadro de pouca socialização e interação com os demais colegas, foi pensado em realizar atividades que pudessem envolve-los para que houvesse essa interação entre eles.

Objetivos

Estimular a capacidade de conhecer o ambiente através do qual eles entram em contato e conhecer o mundo exterior, desenvolvendo assim, sua aprendizagem instigando a curiosidade, estimulando a atenção e o interesse por atividades em grupo.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professora, instrutora de sala, familiares e zeladoras foram envolvidos no projeto. Os alunos e familiares foram envolvidos na participação das atividades desenvolvidas, a professora e a instrutora de sala no planejamento, desenvolvimento e execução das atividades propostas e a zeladora na limpeza após a realização das atividades.

Articulação com o currículo

Todas as experiências realizadas envolveram uma área do conhecimento específica, por vezes conseguimos realizar as atividades interdisciplinares o que ajudou muito no desenvolvimento das mesmas, as áreas trabalhadas foram: linguagem, ciências humanas e ciências naturais, jogos e recreação todas elas com atividades lúdicas para o desenvolvimento das atividades. As habilidades trabalhadas foram de concentração, socialização, trabalho em grupo, envolvimento afetivo, sensibilidades e percepções.
As estratégias utilizadas foram: colagem de areia, plástico bolha, pintura com tinta guache (digital das mãos e pés), manusear farinha de trigo, experiência com gelo e água morna, bolinhas de sabão, mural sensorial (feijão, esponja vegetal, algodão, lixa, palitos de sorvetes), confecções de brinquedos sensorial com tampinhas de refrigerantes, pipoca, macarrão cozido e cru, gelatinas e legumes crus e cozidos.


Ficha Técnica
Escola
Escola Especial Sonho e Esperança - APAE

Diretor
Lurdes Celair de Oliveira Silva

Turma
Ensino Fundamental "A"

Número de alunos
4

Educadores
Ana Cristina de Oliveira Chapi e Maria de Fátima Oliveira Silva

Estado
Mato Grosso

Município
Nova Mutum

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA MUTUM

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina Diniz Rezende de Quadros
Com a realização do projeto foi possível perceber que houve uma melhora comportamental, trazendo benefícios para os alunos, puderam participar todos juntos em união e a alegria foi o que mais me impressionou na participação de todos; respeitando as limitações de cada um para seu desenvolvimento no processo ensino aprendizagem e na sensibilidade humana.
Ana Cristina de Oliveira Chapi | Professor(a)