Brinquedos e suas histórias
“ Aprendemos que o que pensávamos que era lixo, na verdade não era. Nós confeccionamos vários brinquedos em sala de aula e em casa com o apoio da família. Adoramos a ideia de sermos inventores e engenheiros, pois usamos nossa criatividade e imaginação. Além de nos divertirmos ajudamos o meio ambiente a ficar menos poluído. Foi demais.
Turma 2 ano - depoimento coletivo | aluno(a)
Expedição Investigativa
Antes de realizar a expedição organizamos nossa atividade a partir de recursos lúdicos, procurando compreender o que é uma investigação, nos inspiramos em personagens como a Turma da Monica e Mr. Maker. Fomos até a biblioteca municipal, onde de imediato encontramos muitos brinquedos confeccionados com material reciclado, o que já despertou o interesse da turma e se tornou o nosso objeto de estudo.
Objetivos
Conhecer os brinquedos e suas histórias a partir das curiosidades das crianças como estratégia de estímulo à leitura.
Comunidade de Aprendizagem
Familiares:
Maria, vó do Gustavo, contou como eram as brincadeiras durante a sua infância e ensinou a confeccionar uma boneca de pano;
Vera, vó do Renan, contou também sobre as brincadeiras da sua infância e ensinou a confeccionar um cavalinho de pau;
Contadoras de história da biblioteca municipal;
Articulação com o currículo
Produção textual, leitura, escrita e interpretação.
Organização de orientações para confecção dos brinquedos.
Durabilidade dos brinquedos, tempo de decomposição, elaboração e interpretação de gráficos.
Relação do homem na natureza, impacto ambiental, temporalidade, horas.
Confecção de brinquedos com material reciclado, organização espacial.
Relação entre passado e presente.
Raciocínio lógico.
Interação social entre alunos, famílias e comunidade.
Oralidade e expressão corporal.
Vocabulário inglês.
Informática, prototipagem e desenho digital de brinquedos.