Reciclar é preciso
Expedição Investigativa
O texto “Não afunde no lixo” foi a inspiração para despertar a curiosidade dos alunos sobre a responsabilidade que cada cidadão deve ter com o seu lixo.
Objetivos
Estimular a mudança de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais e favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética do ser humano com o próprio planeta como um todo, possibilitando o envolvimento e a cooperação entre alunos, familiares e comunidade, através de atividades que envolvam práticas de reciclagem e reutilização de materiais.
Comunidade de Aprendizagem
Participação da comunidade através da entrevista do Sr. “Francisco Morais Filho” concedida aos alunos, responsável pela reciclagem do município;
Participação da comunidade escolar e familiar na visita ao local de separação do lixo – reciclo;
Participação da comunidade, Prefeitura no fornecimento de ônibus para a visita ao reciclo;
Participação da comunidade familiar na confecção de brinquedos com materiais recicláveis.
Articulação com o currículo
Produção de textos de diferentes gêneros, coletivo e individual, atendendo a diferentes finalidades; (poesias e textos variados)
Ler em voz alta e com autonomia textos sobre a reciclagem;
Fazer arte na perspectiva da criação artística como pesquisa e investigação; (entrevista com Francisco Morais Filho)
Conhecer, vivenciar e interagir com materiais variados em artes; utilizando nos trabalhos pessoais e coletivos de criação artística; (pintura em isopor; copos plásticos, caixas, papelão...)
Conhecer, participar e visitar diferentes dispositivos e equipamentos culturais de circulação da arte e do conhecimento artístico; (visita ao local de separação do lixo - reciclo)
Compreender os temas da natureza, em específico a reutilização dos materiais descartados no lixo;
Compreender a necessidade de reciclar materiais, para diminuir a retirada de matéria prima do meio ambiente.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do tema do projeto foi a partir de temas apresentados pelos alunos, através do maior número de votos.