Brincando eu aprendo e me alfabetizo
“ Venho na escola para aprender a ler, escrever e brincar já aprendi.
Aluno Luis | aluno(a)
“ Esperamos que a escola continue desenvolvendo a mesma educação que até agora propôs ao meu filho, que é muito boa.
Vilmar Stumm | responsável
Expedição Investigativa
Realizou um passeio no centro do município, visitamos a igreja, a praça e a pracinha, locais em que os alunos entrariam em contato com um ambiente alfabetizador diferenciado. Ao sairmos da escola pedi para que todos observassem tudo no caminho. Na igreja, entramos, pudemos observar e rezar e posteriormente fomos até a praça. Os alunos correram, brincaram, experimentaram todos os brinquedos e espaços disponíveis e por último brincaram nos aparelhos de ginástica, da academia ao ar livre.
Objetivos
Proporcionar de forma lúdica, tanto ao professor quanto aos alunos o prazer durante o processo de aprendizagem e principalmente no desenvolvimento da leitura e escrita, pois sabemos que o lúdico é hoje o melhor aliado para o trabalho com alfabetização.
Comunidade de Aprendizagem
Famílias: Stumm, Fritsch, Bidin, Silva, Casola, Cezimbra, Gross, Nitsch, Piccinini, Pazeti, Souza Leite, Tuzzin, Dallabrida, Hermes.
Escola Estadual de Ensino Médio Sepé Tiaraju.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: Dar continuidade ao processo de alfabetização e letramento, revisão das letras do alfabeto com o valor sonoro, ordem alfabética, expressão oral, leitura informativa, frases pequenas, relação fonema-grafema (som e letra), produção de pequenos textos; Letra maiúscula e minúscula; Expressão oral; Nomes próprios a partir do nome dos alunos; Produção (juntar letras, sílabas e escrever palavras)
Matemática: Medidas de quantidade, antecessor e sucessor; Formação do número: composição e decomposição em dezenas e unidades; Medidas de quantidades para uso no cotidiano (dúzia e meia dúzia; adição simples; subtração simples.
Geografia: Noção de espaço; Escola (sala de aula /Espaço físico escolar)
Ciência: Corpo humano, higiene e saúde pessoal e ambiental, educação ambiental
Artes: Coordenação ampla e fina; artes visuais (leitura de imagens), exploração de materiais alternativos, colagem; confecção de trabalhos manuais; recorte;
Ensino religioso: diálogo, respeito. Amizade