Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2014 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Vamos ler novamente, professora? Eu gosto de ouvir histórias, a professora trouxe para sala uma charalina, igual a do livro. A história do gato xadrez que tinha os gatos e todas as cores era também muito legal. Gostei muito de levar a sacolinha da leitura para casa. Eu li sozinho as histórias para minha mãe.
Miguel Aparecido Wolf Marques | aluno(a)
Expedição Investigativa

Foi realizada na Bibliosesc (biblioteca móvel do Sesc), instalada na Praça Independência no município de Mandaguari/PR. As crianças tiveram acesso a diversos livros de literatura infantil e a um teatro de contação de histórias, apresentado no Centro de Convenções Dr. Décio Bacelar.

Objetivos

Despertar o interesse dos alunos pelo hábito da leitura, compreendendo a necessidade do letramento como elemento indispensável para inserção no mundo do conhecimento.

Comunidade de Aprendizagem

Contato dos alunos com os responsáveis pela biblioteca móvel do SESC e atores do teatro de Contação de Histórias. Manuseio de diferentes tipos de livros infantis e trabalho com a sacola viajante, estendendo o projeto aos familiares dos alunos.

Articulação com o currículo

Português: gêneros textuais e produção de texto;
Matemática: gráficos de preferências de histórias e situações problema envolvendo os personagens dos textos lidos;
História e Geografia: tipos de moradia e espaço físico;
Ciências: germinação de plantas;
Arte: desenho e pintura.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Professora Angelina Teixeira Pinheiro

Turma
1 A e B

Número de alunos
50

Educadores
Adriana Paggi Lucas e Arlete Sinquini Valério

Estado
Paraná

Município
Mandaguari

Cooperativa
SICREDI AGROEMPRESARIAL PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO MANDAGUARI

Apoiadores
Idalina Ildefonso Paggi , Luiza Sinquini , Rafael Paggi e Andressa Paggi

Foi muito satisfatório ver os alunos entusiasmados com as histórias lidas e contadas para eles. Este projeto conciliou o currículo escolar, fornecendo suporte para um trabalho em sala de aula, mais prazeroso e significativo para os alunos.