COMO ECONOMIZAR MEU DINHEIRINHO ?
“ Todos os projetos que os meus filhos participaram desde que estão na escola, trazem resultados positivos. Nós família apoiamos muito, as ações e as mudanças de atitudes. Este ano o projeto contribuiu muito em aprendizagem de gastos. Levamos os meninos ao supermercado e lançamos o desafio de realizarem suas próprias compras com um valor determinado. Foi demais... Nós amamos e eles aprenderam e curtiram muito.
Jakeline Bussatto Zeni (Mãe) | responsável
Expedição Investigativa
Uma atividade de pesquisa com a família no supermercado. Os alunos levaram uma relação de produtos para pesquisarem seus valores com os familiares. No retorno os alunos apresentaram para o grupo, como cada família realizou a pesquisa e as formas de pagamento.
Objetivos
Mostrar para os alunos o quanto é importante economizar, fazer uma pesquisa de preço e comprar onde é mais barato, ajudar a família a guardar dinheiro na poupança para investir em algo maior como uma casa, um carro ou uma viagem emfamília. Ensinar o valor do dinheiro e que é preciso trabalhar muito para adquiri-lo, e para formar cidadãos mais conscientes.
Comunidade de Aprendizagem
• Visita do Sicredi- Roda de conversa sobre poupar;
• Famílias- Jogo da conscientização e quebra cabeça;
• Mãe que trabalha em instituição financeira- Roda de conversa sobre a origem do dinheiro, o significado dos símbolos nas notas, funcionamento interno do banco, etc.
• Depoimento de uma Professora que está poupando para comprar um eletrodoméstico, mostrou para os alunos o seu cofrinho.
Articulação com o currículo
Linguagem Oral e Escrita
•Desenvolver e ampliar a capacidade de expressar suas necessidades, desejos, sentimentos, por meio das diversas linguagens;
•Desenvolver por meio de atividades lúdica o conhecimento dos valores monetários;
•Interação familiares;
•Confecção de cartaz com a enquete dos gastos familiares;
•Rodas de conversas;
•Quebra cabeça do Programa;
•Ação para ser desenvolvida com as famílias em casa;
•Vídeo Educativo: A Origem do Dinheiro.
•Arvore dos Sonhos
•Visita dos atores da sociedade(Sicredi);
Música
•Desenvolver o gosto pela música.
•Expressão corporal
•Culminância
MATEMÁTICA
•Conhecimento das cédulas;
•Mercadinho com embalagens enviadas pelas famílias;
•Enquete com a família;
•Economizar em casa no cofrinho, com auxílio da família para a brincadeira de Amigo Oculto;
•Jogo da conscientização gigante; com as famílias.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Na roda de conversa, solicitamos aos alunos o que sabiam sobre o assunto, conhecimento que tinham sobre a forma de pagamento. Foi decidido convidar algumas pessoas para suprir a curiosidade da turma e trazer conhecimentos novos. Combinamos as ações e visitas.