Classificação: Educação Financeira
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

COMO ECONOMIZAR MEU DINHEIRINHO ? Todos os projetos que os meus filhos participaram desde que estão na escola, trazem resultados positivos. Nós família apoiamos muito, as ações e as mudanças de atitudes. Este ano o projeto contribuiu muito em aprendizagem de gastos. Levamos os meninos ao supermercado e lançamos o desafio de realizarem suas próprias compras com um valor determinado. Foi demais... Nós amamos e eles aprenderam e curtiram muito.
Jakeline Bussatto Zeni (Mãe) | responsável
Expedição Investigativa

Uma atividade de pesquisa com a família no supermercado. Os alunos levaram uma relação de produtos para pesquisarem seus valores com os familiares. No retorno os alunos apresentaram para o grupo, como cada família realizou a pesquisa e as formas de pagamento.

Objetivos

Mostrar para os alunos o quanto é importante economizar, fazer uma pesquisa de preço e comprar onde é mais barato, ajudar a família a guardar dinheiro na poupança para investir em algo maior como uma casa, um carro ou uma viagem emfamília. Ensinar o valor do dinheiro e que é preciso trabalhar muito para adquiri-lo, e para formar cidadãos mais conscientes.

Comunidade de Aprendizagem

• Visita do Sicredi- Roda de conversa sobre poupar;
• Famílias- Jogo da conscientização e quebra cabeça;
• Mãe que trabalha em instituição financeira- Roda de conversa sobre a origem do dinheiro, o significado dos símbolos nas notas, funcionamento interno do banco, etc.
• Depoimento de uma Professora que está poupando para comprar um eletrodoméstico, mostrou para os alunos o seu cofrinho.

Articulação com o currículo

Linguagem Oral e Escrita
•Desenvolver e ampliar a capacidade de expressar suas necessidades, desejos, sentimentos, por meio das diversas linguagens;
•Desenvolver por meio de atividades lúdica o conhecimento dos valores monetários;
•Interação familiares;
•Confecção de cartaz com a enquete dos gastos familiares;
•Rodas de conversas;
•Quebra cabeça do Programa;
•Ação para ser desenvolvida com as famílias em casa;
•Vídeo Educativo: A Origem do Dinheiro.
•Arvore dos Sonhos
•Visita dos atores da sociedade(Sicredi);
Música
•Desenvolver o gosto pela música.
•Expressão corporal
•Culminância
MATEMÁTICA
•Conhecimento das cédulas;
•Mercadinho com embalagens enviadas pelas famílias;
•Enquete com a família;
•Economizar em casa no cofrinho, com auxílio da família para a brincadeira de Amigo Oculto;
•Jogo da conscientização gigante; com as famílias.


Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Na roda de conversa, solicitamos aos alunos o que sabiam sobre o assunto, conhecimento que tinham sobre a forma de pagamento. Foi decidido convidar algumas pessoas para suprir a curiosidade da turma e trazer conhecimentos novos. Combinamos as ações e visitas.

Ficha Técnica
Escola
EDUCANDÁRIO INFANTIL BRINCARTE

Diretor
CLAUDECI MELLO FANTIN

Turma
INFANTIL V

Número de alunos
21

Educadores
VITÓRIA MANCINI, JAKELINE BUSSATTO ZENI, SOLANGE VIVIANE NEDEL

Estado
Mato Grosso

Município
Nova Mutum

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA MUTUM

Apoiadores
COOPERATIVA DE CRÉDITO SICREDI

Assessoria Pedagógica
IZABEL CRISTINA DINIZ REZENDE DE QUADROS
Houve envolvimento presente das famílias. Os alunos aprenderam a identificar as cedulas, operaçoes matemáticas, calculo mental, a poupar, a comprar, a utilizarem a caixa registradora de mercado de brinquedo, a ter consciência de gastar e guardar, fazer escolhas, formas de pagamento.
VITÓRIA MANCINI | Professor(a)