Bichos, flores e plantas de jardim
“ Com o conhecimento que adquiri em sala de aula, e com algumas curiosidades pude pesquisar e entender melhor sobre a transformação da lagarta até a sua vida de borboleta. E com a ajuda dos meus pais pude levar vários casulos para a sala de aula e borboletas de várias cores para mostrar aos meus colegas.
Raphael Wictor da Silva | aluno(a)
Expedição Investigativa
O Trabalho a ser realizado sobre “Bichinhos, flores e plantas de Jardins” possibilita a interação da temática principal com as diversas áreas do conhecimento.Faremos no primeiro momento uma roda de conversa sobre o tema proposto: Incentiva-los a falar sobre suas experiências:
Quem conhece os bichinhos que moram nos canteiros, debaixo das pedrinhas, no meio da terra e no ar/voam, quem conhece flores?
- Nossa primeira expedição,foi realizada no entorno da escola e em casa de alunos.
Objetivos
Proporcionar a observação, análise e o estudo das características e peculiaridades dos diversos tipos de bichinhos de jardins, instigando a curiosidade e estimulando a pesquisa.
Comunidade de Aprendizagem
Através da visita da abelhinha com as informações da pesquisa que foi contada pelos alunos aos pais, podemos ter um contato direto com a família, onde se abria um momento entre pais e filhos acerca da temática do projeto;
- Com o auxílio dos pais e/ou responsáveis, foi solicitado que encaminhassem para a Escola, insetos vivos para observá-los, descrevê-los e classifica-los;
- Solicitamos também aos pais e responsáveis mudas e sementes de flores para a construção de nosso jardim;
Articulação com o currículo
Foram abordadas as seguintes disciplinas:
Língua Portuguesa;
Matemática;
Ciências;
História e Geografia;
Filosofia;
Artes.
Tendo sempre pautados as questões de:
Dialogo;
Solidariedade;
Respeito à diversidade.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A decisão se deu por votação em sala, após conversas e várias sugestões pelos alunos.