Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO A experiência com o trabalho foi enriquecedora, entender melhor a evolução dos meios e formas de se comunicar, exercitar a pesquisa, a escrita, a entrevista , além de curiosidades como por exemplo: os Correios, que segundo entrevista não tem mais o objetivo de exclusivo de comunicação entre as pessoas, carta, mas hoje tornou-se um posto bancário e envio de mercadorias, a comunicação é restrita a isto.
Bárbara Vacari, Érica Pauletti, Luana Vacari e Vitória Sartor | aluno(a)
Expedição Investigativa

Os alunos, com a pergunta em mãos, sairão pela comunidade/comércio, na escola (outras turmas) e na família.

Objetivos

- Analisar as formas de comunicação fazendo comparação entre o passado e o presente;
- Explorar os meios de comunicação modernos e aprimorar o conhecimento dos antigos;
- Aplicar as diferentes formas de se comunicar na vivência de sala de aula.

Comunidade de Aprendizagem

Estarão envolvidos no projeto alunos da escola, professores e comunidade em geral que de alguma forma participaram das pesquisas.

Articulação com o currículo

A área de atuação é a área das linguagens, em especial a disciplina de língua portuguesa.
Os conteúdos a serem trabalhados são:
• Leituras, interpretações e análises textuais referentes ao tema abordado;
• Produções de resumos, opiniões observando a coerência ortográfica e a concordância adequada ao padrão culto da língua;
• Produção de gráficos e cartazes;
• Produção de relatório final, contendo o relato de todas as atividades feitas ao longo do projeto.


Ficha Técnica
Escola
E.E.E.B. FREI CASIMIRO ZAFFONATO

Diretor
RITA MÁRCIA DA FONSECA CECATTO

Turma
3º ANO DO ENSINO MÉDIO - T: 231

Número de alunos
25

Educadores
CARLA FOREST DONDÉ

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ipê

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE IPE

Assessoria Pedagógica
Diane Silva Zardo - IDEAU Faculdades - Getulio Vargas/RS
Este foi o primeiro ano que participei do projeto União Faz a Vida e para mim foi muito gratificante devido ao fato de tu sair dos moldes didáticos e poder explorar outros meios de ensinar. Talvez o mais enriquecedor tenha sido a parte da investigação, instigar o aluno a pesquisar a investigar mais sobre o assunto abordado e com ele abrir o leque para os conteúdos da disciplina tais como interpretação e produção, pois é com eles que a linguagem se torna viva.
Carla Forest Dondé | Professor(a)