Classificação: Linguagem
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

As cores Tem cor no céu, nas nuvens, no armário...
Brayan Fucks Santos | aluno(a)
É maravilhoso ver resultados positivos de tais programas, exemplo o União Faz a Vida. Com este projeto pude perceber o tamanho do conhecimento adquirido pelo Brayan.
Andressa Pinto Fucks dos Santos | responsável
Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi realizada através da observação que a professora realizou nos momentos em que as crianças estavam brincando com peças do jogo o pequeno construtor.

Objetivos

Identificar as cores presentes nos diferentes objetos que integram os cenários utilizados pelas crianças.
Relacionar as cores presentes no ambiente.

Comunidade de Aprendizagem

Dioni Pezzini
Janete Teresinha Dutra de Mello
Natalícia de Sousa

Articulação com o currículo

A articulação do currículo considerara os dois grandes eixos,as interações e as brincadeiras. A partir desses eixos, as atividades cotidianas são dinamizadas e, no sentido de constituir subjetividades humanas.
Essa construção, ocorreu no projeto, a partir da área de Linguagem, e garantiu os direitos de as crianças brincarem, participarem, conviverem, explorarem, comunicarem e conhecerem-se.
De forma dinâmica as praticas cotidianas foram desenvolvidas, explorando o campo de experiência: Traços, cores, sons e formas, onde as crianças protagonizaram e vivenciaram experiências de aprendizagem significativas, com as quais corpo, objetos e meio se relacionaram o tempo todo.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O processo assemblear deu-se através de uma roda de conversa, onde as crianças demonstraram que as cores era o foco de interesse.

Ficha Técnica
Escola
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL CRESCER E APRENDER

Diretor
Kessy Haslinger

Turma
MAT II I

Número de alunos
13

Estado
Mato Grosso

Município
Querência

Cooperativa
SICREDI ARAXINGU

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUERENCIA

Assessoria Pedagógica
Jussara Cristina Mayer Ceron
Cor é vida e o reconhecimento das cores que estão a nossa volta no cotidiano, a tornam mais significativas e nos fazem ver o “mesmo”, com uma nova perspectiva. Com este projeto, pude observar nas crianças a atenção para as cores que já estavam na sala e agora passaram a ser significativas, além de ser momentos prazerosos com muita ludicidade, o que simplesmente decorava a sala ou manuseávamos para brincar, agora “possuem” uma cor.
Camila Rissardi Koler | Professor(a)