Quando o diferente nos torna igual
Expedição Investigativa
A escolha se deu logo nos primeiros dias de aula com os alunos, pois o anseio de como incluir esse aluno seria um grande desafio. Então, eu estava em processo de adaptação, eles enquanto alunos também estava nesse processo.
A dúvida surgiu numa roda de conversa, pois eles falavam muito do colega, que nesses primeiros dias de aula estava ficando até as nove hora pois estava no processo de adaptação em um novo ambiente escolar.
Objetivos
Oportunizar momentos de inclusão para um aluno autista no contexto escolar, considerando o processo de alfabetização e o comportamento hiperativo do mesmo, conciliando momentos significativos para todos os envolvidos.
Meus desafios foram conhecer meu aluno, oportunizar momentos de interação com os colegas, bem como com a comunidade escolar. A cada dia foram surgindo novos desafios, novas expectativas, novos objetivos a serem traçados para serem alcançados.
Comunidade de Aprendizagem
As atividades ou estratégias desenvolvidas envolviam a interdisciplinaridade, sendo como foco principal a socialização e a inclusão do aluno autista na sala do ensino fundamental.
Articulação com o currículo
As disciplinas envolvidas foram de modo interdisciplinar, enfocando todas as áreas do currículo, principalmente valores, cidadania, ética, respeito, direitos e deveres.
As atividades desenvolvidas objetivando o incentivo ao aluno se desenvolver de modo independente, tendo autonomia para sua vida, dentro e fora da escola. Procurei desafiar o aluno com momentos em que tivesse que se socializar com os colegas em grupos grandes e pequenos, estimulando que ele também aprendesse a respeitar o espaço dos outros, tratando-o de modo igual.
A cada novo dia foram surgindo mais desafios e questões a serem superadas, sendo necessário um trabalho em equipe para atender o aluno de modo realmente significativo. Assim, fomos mudando nossas estratégias, aperfeiçoando o que fosse necessário, sempre valorizando os avanços e tentando aperfeiçoar a aprendizagem de modo contínuo e processual.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Como todas as crianças conheciam o aluno e estavam adaptados com seu modo diferente de se socializar, conversamos nesses primeiros dias sobre como seria importante que todos respeitassem a professora, a monitora e os colegas que iriam ser os ajudantes do aluno. Todos se mostraram muito interessados em ser auxiliares, falaram que cada dia seria a vez de um