Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Quando o diferente nos torna igual
Expedição Investigativa

A escolha se deu logo nos primeiros dias de aula com os alunos, pois o anseio de como incluir esse aluno seria um grande desafio. Então, eu estava em processo de adaptação, eles enquanto alunos também estava nesse processo.
A dúvida surgiu numa roda de conversa, pois eles falavam muito do colega, que nesses primeiros dias de aula estava ficando até as nove hora pois estava no processo de adaptação em um novo ambiente escolar.

Objetivos

Oportunizar momentos de inclusão para um aluno autista no contexto escolar, considerando o processo de alfabetização e o comportamento hiperativo do mesmo, conciliando momentos significativos para todos os envolvidos.
Meus desafios foram conhecer meu aluno, oportunizar momentos de interação com os colegas, bem como com a comunidade escolar. A cada dia foram surgindo novos desafios, novas expectativas, novos objetivos a serem traçados para serem alcançados.

Comunidade de Aprendizagem

As atividades ou estratégias desenvolvidas envolviam a interdisciplinaridade, sendo como foco principal a socialização e a inclusão do aluno autista na sala do ensino fundamental.

Articulação com o currículo

As disciplinas envolvidas foram de modo interdisciplinar, enfocando todas as áreas do currículo, principalmente valores, cidadania, ética, respeito, direitos e deveres.
As atividades desenvolvidas objetivando o incentivo ao aluno se desenvolver de modo independente, tendo autonomia para sua vida, dentro e fora da escola. Procurei desafiar o aluno com momentos em que tivesse que se socializar com os colegas em grupos grandes e pequenos, estimulando que ele também aprendesse a respeitar o espaço dos outros, tratando-o de modo igual.
A cada novo dia foram surgindo mais desafios e questões a serem superadas, sendo necessário um trabalho em equipe para atender o aluno de modo realmente significativo. Assim, fomos mudando nossas estratégias, aperfeiçoando o que fosse necessário, sempre valorizando os avanços e tentando aperfeiçoar a aprendizagem de modo contínuo e processual.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Como todas as crianças conheciam o aluno e estavam adaptados com seu modo diferente de se socializar, conversamos nesses primeiros dias sobre como seria importante que todos respeitassem a professora, a monitora e os colegas que iriam ser os ajudantes do aluno. Todos se mostraram muito interessados em ser auxiliares, falaram que cada dia seria a vez de um

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Vinícius De Morais

Diretor
Anice do Nascimento

Turma
102

Número de alunos
23

Estado
Mato Grosso

Município
Lucas do Rio Verde

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO LUCAS DO RIO VERDE

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina
Para mim o grande desfio, porem nesse ano aprendi muito com o meu aluno, com ele pude enxergar o mundo de forma diferente. Dando mais importância as pequenas coisa da vida, e sempre fazer algo por amor.
Maida Aparecida Arantes Passos Silva | Professor(a)