As Flores
“ Foi muito legal, adoramos aprender sobre as flores, descobrimos como ela se alimenta e respira.
depoimento coletivo da turma | aluno(a)
“ Foi interessante ver nossos pequenos contentes com as novidades que descobriram sobre as flores
Clarice | responsável
Expedição Investigativa
Preparados como detetives, as crianças partiram para o passeio curioso na Praça General Osório, onde coletaram materiais vistos pelo caminho. No retorno para a escola realizamos uma rodinha de conversa e todos desenharam o que mais havia chamdo a atenção. Todos colocaram o que mais havia chamado a atenção. Arvores, abelha, aranha, ninhos, casa do papai noel, votando nas flores como tema a ser estudado.
Objetivos
Conhecer as partes das flores a partir das curiosidades das crianças.
Comunidade de Aprendizagem
Famílias;
Elisiane A. Kurz - professora de ciências;
Floricultura Amor Perfeito;
Claudia Nicolodi - professora do jardim.
Articulação com o currículo
A partir da historias Margarida Friorenta e As flores da primavera, criaram uma margarida com pétalas e colagem e outras flores bem colorida;
Roda de conversa com a professora de ciências para descobrir as curiosidades sobre flores. Para esta atividade as crianças confeccionaram um convite personalizado de flor feito de dobraduras;
Vídeo, para descobrir como nasce uma planta e a vinda da abelha na flor.
Com o apoio da família as crianças confeccionaram um painel de flores com materiais alternativos, que foi exposto no varal da sala;
A partir do recorte das partes, montaram suas flores de forma personalizada;
Painel das quatro estações: para conhecer as estações do ano e do tempo: hoje o dia está?
Com a ajuda de uma história prévia, confeccionaram seu Livro das quatro estações;
Experiência das cores nas flores;
Visita na floricultura;
Painel comparativo das partes das plantas;
Amigo secreto das florzinhas com a turma do Jardim;
Processo de crescimento das flores: