ESPELHO, ESPELHO MEU, NÃO HÁ NINGUÉM MAIS BELO DO QUE EU
Expedição Investigativa
APÓS A LEITURA DO LIVRO “O PATINHO FEIO” REALIZAMOS UMA RODA DE CONVERSA SOBRE COMO ERAM OS PATINHOS, COMO UM ERA DIFERENTE, AMOR DA MAMÃE PELOS SEUS FILHOTES, ENFATIZANDO QUE AS NÓS TAMBÉM SOMOS DIFERENTES UNS DOS OUTROS, ESTIMULANDO AS CRIANÇAS A PERCEBEREM QUE TEMOS OS CABELOS DIFERENTES, COR DOS OLHOS, PELE QUE CADA UMA SOMOS DE UM JEITO PRÓPRIO E ESPECIAL DO NOSSO JEITO.
Objetivos
PROPICIAR A CRIANÇA A APROPRIAÇÃO DE SUA IDENTIDADE, CONHECENDO A HISTÓRIA DO SEU NOME, UM SER PERTENCENTE A UMA FAMÍLIA, DESENVOLVENDO SUA AUTONOMIA, AUTOCONFIANÇA E AUTOESTIMA, DESENVOLVENDO O HÁBITO DE CUIDAR DE SI MESMA, RECONHECENDO SEUS GOSTOS E PREFERENCIAS.
Comunidade de Aprendizagem
Toda a comunidade escolar.
Articulação com o currículo
AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS FORAM ARTICULADAS COM O CURRÍCULO DE FORMA A TRABALHAR TODOS OS EIXOS DENTRO DO PROJETO, COMO POR EXEMPLO:
Formação Pessoal e Social:
Identidade e autonomia /Características físicas /Construir sua autoimagem corporal e suas características físicas.
Colocar as crianças uma a uma em frente ao espelho mostrando a elas suas características físicas.
Identidade e autonomia/Gostos e Preferencias /Expressar e manifestar seus gostos em situações cotidianas.
Disponibilizar carrinhos e bonecas para que as crianças escolham com qual preferem brincar.
Identidade e autonomia /Regras de Valores Sociais.
Participar de situações onde tenham que esperar sua vez.
Mostrar figuras no cartaz que demonstram situações do que podem e o que não podem fazer.