Classificação: Matemática
Período de desenvolvimento: 2014 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Jogos matemáticos como recurso didático "Espero aprender muitos conteúdos de matemática através dos jogos. As aulas ficaram bem mais interessantes. A matemática está presente no nosso dia a dia."
Renata Fernandes Merquires | aluno(a)
Expedição Investigativa

Realizada no laboratório de Matemática do Colégio Estadual São Vicente Palotti, na cidade de Mandaguari/PR. As crianças tiveram a oportunidade de manusear e explorar alguns jogos pedagógicos.

Objetivos

Estimular a aprendizagem da Matemática através de jogos lúdicos, com aulas diversificadas, valorizando o trabalho em equipe e a cooperação.

Comunidade de Aprendizagem

O trabalho foi desenvolvido em sala de aula. Num primeiro momento houve a realização de jogos matemáticos com a turma. Os alunos confeccionaram jogos matemáticos e os apresentaram em uma exposição, com a presença de toda a comunidade escolar. Palestra da professora Maria Finetto, que discorreu sobre a importância dos jogos matemáticos em nossas vidas.

Articulação com o currículo

Matemática: situações problemas envolvendo as quatro operações, raciocínio lógico, valor posicional, unidade, dezena e centena, cálculo mental e classificação dos sólidos geométricos.
Português: interpretação, compreensão e análise.
História: história dos jogos.
Arte: construção de jogos, recorte, colagem e pintura.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Professora Angelina Teixeira Pinheiro

Diretor
Márcia Zélia Silva de Souza Mourão

Turma
3° anos A e B

Número de alunos
55

Educadores
Silvana Rodrigues Malheiro Huss, Ana Paula Serdeira e Francielle Corsine.

Estado
Paraná

Município
Mandaguari

Cooperativa
SICREDI AGROEMPRESARIAL PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO MANDAGUARI

Apoiadores
Professora Maria Aparecida dos Santos Finetto - Colégio Estadual São Vicente Palotti

Assessoria Pedagógica
Lucia Regina Perego Grupo, Silvana Rodrigues Malheiros Huss e Dalva Linda Vicentini
"O projeto foi muito produtivo e motivou os alunos com as atividades da matemática em sala. Os alunos que apresentam dificuldades, adquiriram conceitos matemáticos necessários para compreenderem os conteúdos através dos jogos e do trabalho em equipe."
Francielle Corsine | Professor(a)