Eu e o meio Ambiente
“ Adoramos construir coisas diferentes reaproveitando materiais que vão para o lixo e trabalhando junto com meus colegas e professora.
Grupo de alunos | aluno(a)
“ É muito bom ver nossos filhos chegando feliz em casa e nos contando o que aprendeu na escola, juntamente com seus coleguinhas.
Grupo de mães | responsável
Expedição Investigativa
A professora contou a história O LIXO NO LAGO AZUL, após cada criança desenhou a história ouvida. Partimos da história para fazermos a pergunta exploratória que foi: O que cada criança pode fazer para preservar o meio ambiente?
Eles participavam falando: professora na minha rua tem lixo na sanga, na rua, na minha casa não separamos o lixo, como separar o lixo, quanto tempo fica na terra, o que é lixo orgânico e lixo reciclável, porque os adultos poluem...
Objetivos
Sensibilizar as crianças sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia como: poluição, desmatamento, queimadas extinção de animais e outros estimulando assim o interesse pela natureza, e também enfatizar a problemática do lixo e a solução oferecida pela reciclagem.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, Professora, Diretora, Pais e Comunidade Local.
Articulação com o currículo
Meio Ambiente;
Reciclagem;
Confecção de Jogos Escolares;
Processo de germinação;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Realizamos uma roda de conversa depois que eles desenharam, neste momento foi possível ouvir o que eles já sabiam sobre poluição, meio ambiente, lixo, houve muitos questionamentos, dúvidas, a partir desta conversa percebemos a importância de trabalhar com eles o reaproveitamento do lixo reciclável para construir alguma coisa, poluição da água, separação do lixo na escola e em suas casas, tempo de decomposição, cuidado com as plantas e animais, doenças causadas pela poluição.