Classificação: Evolução
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

MINHA METAMORFOSE ESCOLAR Gostamos de fazer trabalhinhos, de recortar e colar. Fizemos uma borboleta que antes era lagarta e virou borboleta. São parecidas com nós que viramos borboletas depois do casulo, quando nos comportamos e crescemos.
Carolina Cherobin Chiarelo, Kelwin Dallacort Casagranda, Orlando Andrade, Ana Luiza B. Rodrigues e Luiz Miguel Soares Delavalle. | aluno(a)
Este ano com o projeto MINHA METAMORFOSE ESCOLAR, a gente percebeu que é muito importante, ou a mais importante fase do desenvolvimento humano a educação infantil, nota-se uma mudança bastante significativa no comportamento das crianças após iniciar na educação infantil, aprendem a se socializar, brincar, aprendem a conviver e interagir com as outras crianças. Parabéns aos professores pelo amor, empenho e dedicação que trabalham e estimulam nossos filhos.
Elaine Maschio Sgarbossa | responsável
Expedição Investigativa

CAROS PAIS ESTAMOS REALIZANDO NA ESCOLA O PROJETO “MINHA METAMORFOSE ESCOLAR”. COM O OBJETIVO DE VALORIZARMOS A EDUCAÇÃO INFANTIL, ESTA IMPORTANTE FASE DO DESENVOLVIMENTO HUMANO. PRECISAMOS QUE AS FAMÍLIAS RESPONDAM AS PERGUNTAS, PARA QUE O RESULTADO SEJA SATISFATÓRIO. POR QUE VOCÊ TROUXE SEU FILHO PARA A ESCOLA? PARA VOCÊS QUAL É O PAPEL DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DO SEU FILHO? O QUE VOCÊS OBSERVARAM DE MUDANÇA EM SEU FILHO APÓS TER INICIADO NA ESCOLA?


Objetivos

Valorizar a Educação Infantil como parte do crescimento individual e social, num processo constante de aprendizado e transformação.
Comparar a metamorfose da borboleta com o processo de transformação ocorrido no ser humano desde o início da sua vida escolar, bem como todos os meios que influenciam sua evolução em seu desenvolvimento e aprendizagem.

Comunidade de Aprendizagem

Toda a comunidade escolar e palestrantes

Articulação com o currículo

Filmes; dramatizações; pinturas, recortes e colagens; contação histórias; teatro; música; dança; confecção cenários, fantoches; relatos e desenhos e palestras.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O tema foi sugerido pelos educadores devido a necessidade de destacar a importância da Educação Infantil para o desenvolvimento humano. Valorizar o trabalho realizado com as crianças e mostrar como ocorre a sua evolução a partir do seu ingresso nesta etapa escolar, pois tudo o que se vive e se aprende na Educação Infantil reflete em nossas atitudes, vivendo e interagindo dentro de uma comunidade.

Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL BENITO VICTORIO MARTINELLI

Diretor
Ceni Dala Giacomassa Tonin

Turma
Maternal II, Maternal III, Jardim A e Jardim B

Número de alunos
168

Educadores
Todos os envolvidos nas turmas

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Ibiraiaras

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO IBIRAIARAS

Apoiadores
Prefeitura e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Lisiane Borges da Silva - Faculdade IDEAU - Getulio Vargas / RS
O projeto está sendo muito importante para o desenvolvimento dos educandos, pois veio de encontro às nossas necessidades. Percebe-se a evolução diariamente. Estamos desenvolvendo o mesmo todos juntos, cooperando uns com os outros, por isso o resultado está sendo satisfatório. O projeto possibilitou observar pequenas coisas, detalhes, atitudes e ações que antes não nos chamavam atenção. Concluímos que, além dos alunos, os demais envolvidos passam por uma metamorfose.
Mirvaine Grosselle, Elizabeta Pieta Frosi, Nádia Catapan e Eloí Brusamarello Cecchin | Professor(a)