Criando poesias com alegria
“ Podemos elaborar um livro de poesias? Como os livros são produzidos? O que é uma gráfica?
Julia Adam, Eduardo Kuhn, Pietra Kempf | aluno(a)
Expedição Investigativa
Visita a uma gráfica na cidade de Ibirubá e a Editora Lew de Tapera no mês de agosto. Essa visita proporcionou o conhecimento do espaço físico de uma gráfica e editora, a diferença entre ambas, bem como o modo de elaboração e produção de diferentes materiais impressos, dentre eles: livros.
Objetivos
Desenvolver e aprimorar a habilidade da escrita, bem como o desenvolvimento da criatividade ao escrever e elaborar poesias. Também, conhecer o processo de impressão de materiais diversos, a fim de ampliar os conhecimentos.
Comunidade de Aprendizagem
Buscar a contribuição de diferentes agentes para o êxito desse trabalho, através de um trabalho Cooperativo, onde serão envolvidos para tal: alunos do 4º ano, professora da turma, diretora, familiares, colaboradores (Sicredi, Prefeitura Municipal) e os responsáveis pela gráfica e editora.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: produzir poesias com autonomia e criatividade, utilizando as rimas bem como a escrita correta. Desenvolver o raciocínio, com produções coerentes e de acordo com o tema.
Matemática: situações problemas elaboradas a partir das visitas de estudo e sistema monetário para calcular custos e viabilidade na impressão dos livros.
História: conhecimento das produções e evolução na impressão.
Artes: ilustração e criação.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A decisão da turma em realizar o projeto ocorreu através dos trabalhos escolares em sala de aula envolvendo a criação de poesias com temas interessantes e inerentes aos estudos realizados, despertou na turma do 4º ano o interesse na realização de uma coletânea de poesias, refletindo e contando um pouco de suas aprendizagens sobre diferentes temas abordados.