Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2017 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

CRIANDO E BRINCANDO Porque eu gosto de brincar com os potinhos que a mamãe mandou para a creche. A mamãe disse que podemos brincar na areia e fazer castelos. A professora ajuda a gente a fazer brinquedos muito legais com as coisinhas que eram do lixo.
João Vitor Roatti - 04 anos | aluno(a)
É bom esse projeto, porque a gente não precisa colocar as coisas no lixo e as crianças podem reaproveitar brincando. Já tenho mais dois sacos para trazer, coloquei potes de amaciante que são bem bonitos!
Rosa Lúcia Braatz Mees – mãe da Júlia de 03 anos | responsável
Expedição Investigativa

Que brinquedos podemos criar para brincar em nossa escola? Passeio de ônibus ao CEIM Criança Feliz, no centro, para visitar as salas de aula e o parque. Na rodinha, conversamos com as crianças acerca do passeio. Tiveram a oportunidade de expressar suas expectativas em relação ao passeio. As crianças gostaram do ambiente interno e dos brinquedos, mas foi no parque que eles mais brincaram; gostaram dos potinhos vazios que encontraram na areia.

Objetivos

Conscientizar as crianças da importância do reaproveitamento das sucatas, produzindo brinquedos maravilhosos a partir das mesmas, desafiando todos a participar e colaborar, não permitindo que rejeitos produzidos pela humanidade, sejam jogados no meio ambiente. Percebendo que tudo pode ser encarado não somente como lixo, mas sim, como possibilidades de reaproveitar, de criar e de brincar.

Comunidade de Aprendizagem

Professores, alunos, equipe gestora, pais, Gesi Maria Sander, Lori Johann.

Articulação com o currículo

1. Painel coletivo: socialização, linguagens e comunicação. 2. Caixa de sucatas: ciências humanas e da natureza, socialização, sustentabilidade e reciclagem. 3. Reflexão sobre a Páscoa: ciências humanas, afetividade e família. 4. Homenagem às mães: linguagens, afetividade e relacionamento humano. 5. Desfile Sete de Setembro: ciências humanas, cidadania, reciclagem e ludicidade. 6. Oficina de Sucata: linguagens. 7. Brincando e Aprendendo: linguagens, experiências e comunicação. 8. Mostra de trabalhos: socialização, comunicação e linguagens. 9. Painel de Alimentos: socialização, ciências humanas e linguagens.


Ficha Técnica
Escola
Centro de Educação Infantil Municipal Rabisco

Diretor
Clari Niederle Ortmeier

Turma
Turmas 1, 2 e 3

Número de alunos
45

Educadores
Maria Lourdes Rauber

Estado
Santa Catarina

Município
São Carlos

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO CARLOS

Assessoria Pedagógica
FAI Faculdades de Itapiranga - SC
O trabalho com o projeto além de envolver as crianças, a família e a comunidade, nos deu mais opções de brinquedos, nossa principal ferramenta de trabalho. É gratificante ver as famílias colaborando e entendendo a proposta, mas mais interessante ainda é ver a alegria dos pequenos!
Andréia Gazzola - Professora turma 02 | Professor(a)