CRIANDO E BRINCANDO
“ Porque eu gosto de brincar com os potinhos que a mamãe mandou para a creche. A mamãe disse que podemos brincar na areia e fazer castelos. A professora ajuda a gente a fazer brinquedos muito legais com as coisinhas que eram do lixo.
João Vitor Roatti - 04 anos | aluno(a)
“ É bom esse projeto, porque a gente não precisa colocar as coisas no lixo e as crianças podem reaproveitar brincando. Já tenho mais dois sacos para trazer, coloquei potes de amaciante que são bem bonitos!
Rosa Lúcia Braatz Mees – mãe da Júlia de 03 anos | responsável
Expedição Investigativa
Que brinquedos podemos criar para brincar em nossa escola? Passeio de ônibus ao CEIM Criança Feliz, no centro, para visitar as salas de aula e o parque. Na rodinha, conversamos com as crianças acerca do passeio. Tiveram a oportunidade de expressar suas expectativas em relação ao passeio. As crianças gostaram do ambiente interno e dos brinquedos, mas foi no parque que eles mais brincaram; gostaram dos potinhos vazios que encontraram na areia.
Objetivos
Conscientizar as crianças da importância do reaproveitamento das sucatas, produzindo brinquedos maravilhosos a partir das mesmas, desafiando todos a participar e colaborar, não permitindo que rejeitos produzidos pela humanidade, sejam jogados no meio ambiente. Percebendo que tudo pode ser encarado não somente como lixo, mas sim, como possibilidades de reaproveitar, de criar e de brincar.
Comunidade de Aprendizagem
Professores, alunos, equipe gestora, pais, Gesi Maria Sander, Lori Johann.
Articulação com o currículo
1. Painel coletivo: socialização, linguagens e comunicação. 2. Caixa de sucatas: ciências humanas e da natureza, socialização, sustentabilidade e reciclagem. 3. Reflexão sobre a Páscoa: ciências humanas, afetividade e família. 4. Homenagem às mães: linguagens, afetividade e relacionamento humano. 5. Desfile Sete de Setembro: ciências humanas, cidadania, reciclagem e ludicidade. 6. Oficina de Sucata: linguagens. 7. Brincando e Aprendendo: linguagens, experiências e comunicação. 8. Mostra de trabalhos: socialização, comunicação e linguagens. 9. Painel de Alimentos: socialização, ciências humanas e linguagens.