“O que os olhos veem o coração sente”
“ "Eu gostei porque nós vimos plantas, animais, a área verde e fotografamos o que faltava."; "Eu gostei porque nós saímos em grupo."; "Fizemos um cartaz muito legal e tiramos fotos de coisas ruins e muito boas (que existem no caminho para a escola)."
Eloíse; Cristiano e Andriéli | aluno(a)
“ -
- | responsável
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi um passeio a pé pelas imediações da escola (os caminhos percorridos pelos alunos da turma de casa até a escola), passando pelas áreas de lazer que existem na comunidade. Os alunos foram fotografando tudo que lhes chamava atenção positiva e negativamente nesse percurso, foram discutindo as escolhas e comentando o que viam. Alguns anotaram itens, como por quantas igrejas passamos etc.
Objetivos
Levar os alunos a olhar de maneira crítica para o bairro onde vivem e/ou estudam, identificando belezas a serem divulgadas e problemas a serem minimizados.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos da turma 62, professora de Português, outros professores e Direção da Escola
Articulação com o currículo
Reconhecer o entorno da escola; fotografia; gênero textual: legenda; gênero: relatório; comparação; flores, árvores; planta-baixa e maquetes; mapas e legendas; gênero textual: história do bairro.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Na roda de conversa que fizemos durante e após a visualização das fotos tiradas no dia do passeio, discutimos o porquê de algumas coisas fotografadas serem consideradas positivas e outras negativas e pensamos no quê fazer para tornarmos aquilo que está negativo positivo. Fizemos a votação do título para o projeto. E elencamos diversas ações que poderiam ser realizadas no intuito de embelezar o caminho até a escola, seu entorno e até mesmo as casa dos próprios alunos.