Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2017 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

“O que os olhos veem o coração sente” "Eu gostei porque nós vimos plantas, animais, a área verde e fotografamos o que faltava."; "Eu gostei porque nós saímos em grupo."; "Fizemos um cartaz muito legal e tiramos fotos de coisas ruins e muito boas (que existem no caminho para a escola)."
Eloíse; Cristiano e Andriéli | aluno(a)
-
- | responsável
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi um passeio a pé pelas imediações da escola (os caminhos percorridos pelos alunos da turma de casa até a escola), passando pelas áreas de lazer que existem na comunidade. Os alunos foram fotografando tudo que lhes chamava atenção positiva e negativamente nesse percurso, foram discutindo as escolhas e comentando o que viam. Alguns anotaram itens, como por quantas igrejas passamos etc.

Objetivos

Levar os alunos a olhar de maneira crítica para o bairro onde vivem e/ou estudam, identificando belezas a serem divulgadas e problemas a serem minimizados.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos da turma 62, professora de Português, outros professores e Direção da Escola

Articulação com o currículo

Reconhecer o entorno da escola; fotografia; gênero textual: legenda; gênero: relatório; comparação; flores, árvores; planta-baixa e maquetes; mapas e legendas; gênero textual: história do bairro.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Na roda de conversa que fizemos durante e após a visualização das fotos tiradas no dia do passeio, discutimos o porquê de algumas coisas fotografadas serem consideradas positivas e outras negativas e pensamos no quê fazer para tornarmos aquilo que está negativo positivo. Fizemos a votação do título para o projeto. E elencamos diversas ações que poderiam ser realizadas no intuito de embelezar o caminho até a escola, seu entorno e até mesmo as casa dos próprios alunos.

Ficha Técnica
Escola
E.M.E.F. Prof. Adelmo Simas Genro

Diretor
Pedro Adamar Oliveira dos Santos

Turma
62

Número de alunos
24

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Santa Maria

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DO PARQUE INDUSTRIAL

Assessoria Pedagógica
Francele Concato
"O projeto tem sido interessante, pois está conseguindo chamar a atenção dos alunos para o contexto físico que ele encontra no percurso de casa até a escola diariamente. Isso requer que ele afine seu olhar e busque a beleza, mas também sinta a necessidade de intervir para melhorar o que não está bom nessa paisagem (natural e social)."
Cinara Pires Horvath | Professor(a)