Cativar, Amor e Responsabilidade
Expedição Investigativa
Foi proporcionado aos alunos uma sessão de cinema, o filme assistido foi o Pequeno Príncipe. Após deu-se a discussão acerca dos fatos, acontecimentos e curiosidades do filme. A fala da Raposa lhes chamou muita atenção. A palavra Cativar era uma incógnita, desconhecida.
Objetivos
Motivar os alunos com ações lúdicas e reflexivas, trabalhadas dentro da interdisciplinaridade, onde possa despertar o desejo de conhecer e vivenciar virtudes, fundamentais a formação da pessoa, com mudanças de atitudes consigo e no relacionamento com os outros.
Comunidade de Aprendizagem
As ações desenvolvidas no decorrer do Projeto contaram com o apoio de pais, alunos, professores e comunidade.
Articulação com o currículo
O projeto se dá de forma interdisciplinar através de: biografia de Antoine Saint Exupery, pesquisas, confecção do livro o Pequeno Príncipe com intervenções reflexivas, filmes referentes ao tema do projeto, leitura, reflexão, análise e interpretação de textos, contagem de situação problema, relacionando as informações contidas, utilizando raciocínio lógico.
Exploração dos temas: Sistema Solar, planetas, estrelas, vegetação, desmatamento, solo, água, poluição, lixo, saúde física, emocional e espiritual e os animais.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Na roda de conversa questionou-se: Com o passar dos anos, os adultos perdem a imaginação criadora, a fantasia. Qual seria a causa disso? A rosa era muito exigente com o príncipe, então por que ele queria vê-la de novo? A palavra cativar trazia muitas indagações, assim decidimos nortear o nosso trabalho, com esta palavra chave.